Campo de petróleo de Tubarão Azul beira a aposentadoria

Presidente da OGX avisa ao mercado que volume recuperável do campo está perto do esgotamento

harry_400x260

O principal ativo e maior promessa da petroleira OGX de Eike Batista não era exatamente o manancial que tanto se alardeava. Tubarão Azul estava mais para um peixinho de aquário. Em junho de 2012, exatamente no dia em que o Terceira Via entrava no ar, o então invejado bilionário começava a fazer desabar seu castelo de cartas ao anunciar ao mercado que – como que por acaso – o campo mais promissor da petrolífera não teria a estimativa de produzir 20 mil barris por dia mas – quem sabe – a capacidade de recuperar somente uns cinco mil barris diários.

O que aconteceu ao conglomerado todo mundo sabe. Batista despencou do top ten dos bilionários para uma espécie de classe média dos magnatas. O grupo foi alvo de uma retumbante crise de confiança e as empresas “X” tiveram seus controles acionários ou os principais ativos vendidos – a preços abaixo do mercado – a grupos estrangeiros.

A OGPar – novo nome da OGX – revelou na semana passada a analistas do mercado que o campo na Bacia de Campos tinha um volume recuperável estimado na faixa de 5,77 milhões de barris. Para nós, leigos, pode até parecer muito. Mas a dimensão do campo ganha dimensões mais reais quando sabemos que já foram retirados e produzidos 5,45 milhões de barris. Como diria Zeca Pagodinho, “sobrou pra mim o bagaço da laranja”. Tubarão Azul beira a aposentadoria.

A notícia não é satisfatória para a economia da cidade, da região ou da empresa. Mas é fato e foi anunciada pelo presidente da empresa Paulo Narcélio. Tomara que os demais campos da Bacia de Campos não tenham passado pela manipulação de informação que fisgou o pobre Tubarão Azul.

FONTE: http://jornalterceiravia.com.br/noticias/editorial/53813/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s