Análise de imagens do Porto do Açu desacreditam tese de efeito natural no processo de erosão na Praia do Açu

No início desta tarde recebi uma série de imagens tratadas por um leitor do blog que está acompanhando com bastante atenção o processo dual (acumulação e erosão) que está afetando a área de influência do Porto do Açu, com especial ênfase para os terminais 1 e 2 (T1 e T2) do Porto do Açu, Canal de Navegação e para a porção central da Praia do Açu.

Antes de mostrar as imagens, vejamos o que diz este leitor:

“Olá professor, segue em anexo algumas fotos do lado da ponte (T1) em direção ao T2 (Estaleiro). Envio imagens também de eventos que estão ocorrendo, tanto entre o T1 e T2 quanto dentro do Canal do T2, onde fizeram quebra mares internos para proteger o T2 contra a erosão provocada pela dragagem e construção dos quebra mares.  Enquanto lá (no Porto, grifo meu) eles sabem que estão com problemas e  fazem o possível para amenizar, aqui eles insistem que é a natureza em evento pontual ou permanente, mas que nada tem haver com o empreendimento.”

Agora vejamos as imagens que estão legendadas para melhorar a compreensão do que o leitor descreveu acima.

1.1
2.2
3.2

3

4 - quebra mar protegendo contra erosão dentro do T2

 

Mais tarde postarei imagens feitas no solo com detalhes interessantes sobre acumulação e perda de areia. De toda forma, essas imagens de satélite já são bastante didáticas, e definitivamente colocam em xeque a hipótese de que o processo ocorrendo na Praia do Açu se deve a algum processo natural indefinido. 

Assim, será interessante assistir amanhã à audiência que deverá ocorrer na Câmara Municipal de São João da Barra com vereadores, moradores da Barra do Açu e representantes da Prumo Logística atual controladora principal do Porto do Açu. A ver!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s