Diretoria da ADUENF denuncia monitoramento de serviços de internet na UENF

No dia 08 de Outubro publiquei uma postagem neste blog que havia uma forte possibilidade de que mecanismos de identificação de computadores teria sido usada para identificar a origem de uma denúncia anônima feita no Ministério Público (Aqui!).

Pois bem, no dia de hoje (16/10) a diretoria da Associação de Docentes da UENF lançou um informe a seus associados dando conta de que as máquinas usadas pelos professores está sendo monitorada, dando inclusive dicas de como identificar o procedimento sendo utilizado pela UENF para realizar este monitoramento (Aqui!). O aspecto mais grave do informe da ADUENF aos seus associados é que este monitoramento estaria alcançando inclusive os computadores usados nos ambientes domésticos dos professores.

Esta é uma denúncia grave, pois implica na violação do direito básico à privacidade e sem que qualquer informação tivesse sido dada de que o mesmo estava ocorrendo. Tal procedimento, se confirmado pela reitoria da UENF, implicaria em um escândalo semelhante ao que foi denunciado pelo ex-analista da National Security Agency (NSA), Edward Snowden. E o pior é que estaria sendo feito não por uma agência de espionagem, mas pela direção de uma instituição universitária pública.

Agora vamos esperar pelas repercussões deste escândalo. Pelo que tipo essas repercussões não serão pequenas e não deverão ficar restritas ao ambiente interno do campus da UENF.

E agora que o gato foi colocado para fora do saco, vamos ver como se comporta o “grande irmão” uenfiano. De toda forma, George Orwell teria adorado a ironia de ver o seu grande irmão se materializando dentro da universidade criada por Darcy Ribeiro. 

Deixe um comentário