Os números da eleição de governador mostram que Pezão deve botar os pezões de molho

Eu não sou muito de celebrar abstenções, brancos e nulos. Não que eu considere isso uma desgraça ou qualquer tipo de atentado contra a democracia, mas porque revela falta de opção dentro de um sistema político que se mostra hermético à real situação das pessoas.

Mas as eleições para governador (ou seria (des) governador?) do Rio de Janeiro trouxeram números que revelam o profundo desgaste dos partidos e da classe política fluminense, como bem mostram os números abaixo, onde o boicote às duas candidaturas restantes é mais do que óbvio.

numerosA questão que resulta desses números é óbvia: o (des) governador Pezão é muito provavelmente o que assumirá seu novo mandato com o maior risco de explosões sociais. E aqui não se trata de catastrofismo, mas de observar como se encontram serviços públicos essenciais após oito longos anos de estilo “O Rio é só para pessoas especiais” que Sérgio Cabral implantou. Além disso, como Pezão já declarou que “contará muito com Sérgio Cabral” para governar, a receita para a revolta está pronta.

Um elemento final que ainda poderá acrescentar mais pimenta é o fato de que Dilma Rousseff já sabe que Pezão fez jogo duplo durante toda a eleição, acendendo uma vela para ela e outra para Aécio Neves. E tudo isso enquanto fazia juras de amor. No entanto, a análise dos mapas eleitorais dos municípios mostra que o “Aezão” comeu solto, o que poderia ter custado caro a Dilma e ao PT, se não fosse a margem alcançada em Minas Gerais. Depois disso tudo, é possível que o tratamento mais do que especial que foi dispensado pelo governo federal ao longo dos últimos oito anos seja diminuído. Se isso acontecer, ai é que a crise financeira do Rio de Janeiro vai se tornar insuportável, e os problemas sociais vão eclodir com toda força. A ver!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s