Porto do Açu: qual das maquetes é a que mostra o real?

O Porto do Açu, empreendimento iniciado pelo ex-bilionário Eike Batista e hoje o tem como sócio-minoritário, já teve várias maquetes, as quais mudaram ao sabor das idas e vindas dos potenciais interessados em ocupar sua retroárea.  Que as maquetes do Porto do Açu mudam como a maré que consome a Praia do Açu não é nenhuma novidade. Mas confesso que certas versões ainda me deixam com a perspectiva de que ainda há mais desejo do que realidade no que a atual operadora do empreendimento, a Prumo Logística, mostra em suas apresentações corporativas direcionadas a atrair novos interessados para alugar terras para realizar suas atividades.

Coloco dois exemplos abaixo que mostram um visão bem diferente de a quantas anda o Porto do Açu.  A primeira foi tirada de um apresentação corporativa preparada pela Prumo Logística em julho de 2014 e mostra vários parceiros de peso que estariam atuando ou em vias de atuar dentro do porto.

açu 1

A segunda maquete consta de um panfleto voltado a orientar regras de segurança para operários que atuam trabalhando das obras de instalação do Porto do Açu, e já é bem menos abundante em termos de logotipos famosos, o que demonstra que a maquete acima pode estar mais no campo dos desejos do que da realidade objetiva do empreendimento. Uma coisa que eu não entendi na maquete abaixo é a manutenção do logotipo da LLX, já que a empresa teria sido sucedida pela Prumo. Mas como existiam várias “LLX”, há sempre a possibilidade de que uma delas sobreviveu e é parceira da Prumo no Porto do Açu.

açu 2

Um detalhe curioso que eu notei na maquete 2 é que dentro do Porto do Açu existe uma área que recebeu a curiosa denominação de “Canteirópolis”, onde estão agrupadas empresas como a Acciona, Carioca Engenharia, Boskalis e a própria Prumo.

Finalmente, é igualmente curioso que panfletos com rotas de fuga estivessem espalhados esta manhã pela Avenida 28 de Março, Eu fico imaginando se os reais alvos dessa campanha educativa acabaram tendo acesso ao material. De todo jeito, quis o destino que eu recolhe pelo menos um para escanear a maquete 2 que serve para tão bem ilustrar esta postagem. 

Deixe um comentário