Dez municípios do Norte Fluminense serão atendidos
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) está iniciando o projeto Territórios do Petróleo, uma condicionante de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), desenvolvido em parceria com a Petrobras. O projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), e atuará em dez municípios da região, tais como: Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra.
O projeto Territórios do Petróleo atende as diretrizes do IBAMA e responde à linha de ação, da Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA N.01/10, que debate o “Controle Social da Aplicação de Royalties e de Participações Especiais da Produção de Petróleo e Gás Natural” e tem como objetivo apoiar um público diversificado no acompanhamento, divulgação e discussão pública em torno da distribuição e aplicação dos recursos financeiros. O projeto é resultado direto do diagnóstico participativo do PEA-BC, documento no qual a população apontou um grave déficit de informações sobre os Royalties e as participações especiais.
Atualmente, o Territórios do Petróleo está em fase de apresentação e mobilização junto às comunidades da sociedade civil organizada e poder público dos municípios atendidos. Ainda este ano, o projeto entrará em seu Ciclo de Sensibilização, que percorrerá as cidades com uma caravana itinerante, que contará com as seguintes atividades:
– tótens com conteúdos interativos relacionados aos temas desenvolvidos pela caravana;
– exposição com painéis relatando as diferentes formas de uso da energia ao longo da história;
– jogo educativo com conceitos de controle e participação social; educação e licenciamento ambiental e royalties;
– mostra de cinema com exibição de filmes que abordem questões socioambientais e outros temas relacionados ao projeto;
– oficinas para discutir agendas prioritárias em cada município;
– mesa redonda para promover e debater diversos temas de interesse; O projeto Territórios do Petróleo conta ainda com os ciclos de Nivelamento, Formação – etapa em que será promovida capacitação na área de comunicação audiovisual – e de Implantação dos Núcleos de Vigília, etapa em que será realizado um estudo dirigido sobre os royalties e participações especiais.
A Caravana em São João da Barra,funcionará do dia 28/01 ao dia 04/02 das 9h às 12h e das 16h às 22h. Aos finais de semana o horário de funcionamento será das 9h às 16h. Estaremos localizados na Avenida Beira Mar, no Espaço da Ciência, s/n, ao lado do Balneário de Atafona.
Show de bola!!! estarei lá!!!