Em nova nota “Pôncio Pilatos”, reitoria dá pistas sobre o tamanho da crise financeira que assola a UENF

Certamente sob pressão da crescente insatisfação estudantil frente ao atraso no pagamento de diversos tipos de bolsas acadêmicas, a reitoria da UENF veio à público no final desta 3a. feira (03/03) com mais um nota no estilo “Pôncio Pìlatos” que, pelo menos dessa vez, foi assinada pelo reitor, Silvério de Paiva Freitas.

Apesar do tom lacônico e conformado, a nota da reitoria da UENF deixa transparecer que todas as atividades da universidade estão sendo prejudicadas pelo atraso das bolsas. O fato é que uma parcela significativa de todas as atividades em qualquer universidade brasileira são realizadas por estudantes que, em contrapartida, recebem bolsas que na maioria das vezes estão com valores completamente defasados.

Agora, o mais grave é que enquanto professores e servidores técnicos podem fazer greve, e rotineiramente o fazem para defender seus direitos, os estudantes não possuem uma estrutura sindical própria, e nem possuem quaisquer direitos assegurados em relação ao cumprimento dos prazos de pagamentos de suas bolsas. Na prática, os bolsistas ficam jogados à mercê da própria sorte, o que acaba sendo agravado pela postura submissa da reitoria da UENF frente ao processo de sucateamento e desmanche que o (des) governo comandado por Luiz Fernando, o Pezão, vem impondo às universidades estaduais.

De toda forma, apesar de todas as dificuldades que eu apontei acima, os sinais que recolho em conversas com os estudantes é que eles não estão dispostos a esperar pela boa vontade de Pezão ou da tomada de uma postura mais pró-ativa da reitoria da UENF. Assim, que ninguém se surpreenda se o caldo entornar não apenas na UENF, mas também na UERJ e na UEZO. É que se os estudantes resolverem suspender suas múltiplas atividades vinculadas às bolsas que não são pagas, a situação que já está ruim, vai ficar ainda pior.

Nota da Reitoria

Ciente dos transtornos que vêm sendo causados à comunidade universitária em decorrência do atraso no pagamento dos bolsistas, a Reitoria esclarece que as bolsas UENF em atraso são todas aquelas pagas com a chamada “verba descentralizada da Faperj”.

Trata-se de uma verba concedida pela Faperj a todas as universidades estaduais, especificamente, para que estas possam conceder bolsas para atuar em projetos vinculados às Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG); e Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

Todos os procedimentos referentes ao pagamento de janeiro/2015 foram concluídos no tempo correto e, desde o dia 09/02/15, encontram-se à disposição da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) aguardando a sua execução. Do mesmo modo, todos os procedimentos referentes ao mês de fevereiro/2015 foram concluídos hoje, 03/03/15, restando a liberação financeira pela Sefaz.

Informamos que a Reitoria tem feito e continuará fazendo gestões cotidianas junto às diversas Secretarias de Governo, principalmente a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), à qual a UENF está vinculada, bem como à Faperj, no sentido de solucionar este problema.

A Reitoria assegura aos bolsistas que as bolsas em atraso estão previstas no orçamento da Universidade e serão saldadas tão logo a liberação financeira seja providenciada pela Sefaz.

A Reitoria aguarda da Sefaz uma previsão de pagamento e, tão logo tenha essa informação, divulgará à comunidade da UENF.

Silvério de Paiva Freitas
Reitor

2 comentários sobre “Em nova nota “Pôncio Pilatos”, reitoria dá pistas sobre o tamanho da crise financeira que assola a UENF

    • Ivan, acho que o Pezão é parte essencial da crise já que ele está no governo (ou seria no (des) governo?) desde o primeiro mandato do Garotinho! Em suma, no poder desde 1999. Será que esse é a pessoa para tirar do atoleiro? Acho difícil!

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s