Espionagem cibernética reversa: Hackers russos teriam invadido contas de e-mail de Barack Obama

26hack-superJumbo

O New York Times acaba de colocar na sua plataforma online uma matéria que torna pública a invasão das contas de correio eletrônico do presidente estadunidense Barack Obama em outubro de 2014, e de outros membros do staff que serve diretamente na Casa Branca (Aqui!). A matéria do New York Times (ver extrato abaixo) dá conta que a invasão teria sido mais severa do que inicialmente informado pelo governo estadunidense, o que representaria um duro golpe contra a segurança cibernética daquele país.

Hackers

Um aspecto que diferencia os ataques de hackers russos é que, ao contrário dos chineses que concentram suas atividades sobre alvos de natureza comercial, eles se concentram em alvos de natureza política, como nesta invasão das contas de e-mail de Barack Obama.

O interessante é que, coincidência ou não, os estadunidenses chamaram recentemente a atenção sobre a questão da segurança das comunicações eletrônicas ao serem denunciados pelo ex-analista da National Security Agency (NSA), Edward Snowden, de possuírem acesso direto a centenas de milhões de contas de correio eletrônico graças a um sofisticado sistema de espionagem de e-mails e ligações telefônicas.  Duas vítimas notórias dessa espionagem foram a primeira ministra alemã Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff.

Agora, ao que parece, os russos deram o troco em Barack Obama. É aquela velha máxima de quem aqui espiona, aqui mesmo é espionado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s