André Corrêa imita Chagas Freitas e pula na Baía da Guanabara para “provar” que a poluição não é tão forte assim

Chagas

Mergulho. O governador do Rio, Chagas Freitas, toma banho no Rio Paraíba do Sul, em Campos Agência O Globo / 22/05/1982

Em 1982, em meio a um dos mais dramáticos incidentes ambientais que já atingiram o Rio Paraíba do Sul, o causado pela Companhia Paraibuna Metais, o então governador fluminense Chagas Freitas visitou a cidade de Campos dos Goytacazes e ali se jogou nas águas poluídas para demonstrar que o problema não era tão grave quanto a imprensa anunciava. 

Eis que quase 33 anos depois (faltou pouco porque o incidente da Paraibuna metais ocorreu no dia 12 de maio), o (des) secretário estadual do Ambiente, o inexpressivo André Corrêa, se jogou nas águas da Baía da Guanabara para também provar que o “bicho não está tão feio quanto parece”. 

Essa imitação seria até cômica se a pouco menos de um ano dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, as imagens diárias de lixo sólido e líquido entrando nas águas de um dos mais lindos ecossistemas do planeta não estivesse matando a vida aquática e colocando em perigo quem se arrisca a desafiar a contaminação que permanece descontrolada após bilhões de supostos investimentos.

Não é à toa que André Corrêa escolheu local e hora mais propícios, pois certamente seus assessores no INEA já lhe informaram quais tipos de doenças podem ser contraídos se o pulo nas águas for em local e hora menos aconselháveis para pessoas de fino trato como o (des) secretário. E não custa nada lembrar que depois daquele banho no Paraíba do Sul, coincidência ou não, Chagas Freitas atravessou um longo histórico de depressão e tentativas de suicídio, faleceu por problemas na aorta abdominal.

Secretário mergulha na Baía de Guanabara, mas escolhe local e hora mais propícios

A ação de André Corrêa é em defesa das competições das Olimpíadas de 2016

POR O GLOBO

ANDRE CORREIA

Otimista. Corrêa diz que na Baía dá para mergulhar como em Ipanema – Reprodução/Rede Globo / Reprodução/Rede Globo

RIO – O secretário estadual do Meio Ambiente do Rio, André Corrêa, deu um mergulho na Baía de Guanabara em reportagem exibida neste domingo pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, com o objetivo de assegurar que as águas do local não são tão poluídas como mostravam as imagens de degradação exibidas pelo programa no domingo anterior.

O secretário escolheu cuidadosamente o local e o horário para banhar-se: um ponto junto à entrada da Baía, onde a corrente é mais forte, e durante a maré cheia, quando a água limpa do oceano está entrando.

– Aí, ó. Aqui dá para mergulhar igual em Ipanema, igual lá na Barra. Como eu disse, o desafio é o lixo flutuante. Esse é o desafio que nós vamos enfrentar porque lixo zero em nenhuma baía a gente consegue – disse o secretário.

O secretário admite que a poluição é grande numa das raias olímpicas, perto da Marina da Glória, mas garante que nas outras raias a água é boa. É o caso do trecho onde ele mergulhou, onde é menor o risco de a sujeira prejudicar os competidores de vela nas Olimpíadas.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/secretario-mergulha-na-baia-de-guanabara-mas-escolhe-local-hora-mais-propicios-16049004#ixzz3ZAOVKHXs 

Um comentário sobre “André Corrêa imita Chagas Freitas e pula na Baía da Guanabara para “provar” que a poluição não é tão forte assim

  1. São omissos com as obrigações institucionais do cargo, e, depois, partem para o ridículo achando que convencem até os inadvertidos. Isso são os homens públicos do Brasil: um horror de ridículos. Wil.

    Curtir

Deixe um comentário