A Campanha “Multa moral” foi inicialmente realizado pela Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) para envolver a comunidade universitária na fiscalização das vagas reservadas e das estruturas acessíveis, como rebaixamento de calçadas e rampas (Aqui!). O objetivo dessa estratégia de conscientização é que se faça a aplicação da “multa” onde quer que um cidadão encontre uma infração. Na UFC foi iniciada para inicialmente atingir o ambiente universitário para depois se expandir para toda a sociedade.
Após tomar conhecimento da ideia da “Multa Moral” e cansados de ver diversas formas de desrespeito todos os dias no interior do campus Leonel Brizola, um grupo de professores, servidores e estudantes decidiu iniciar essa campanha dentro da UENF. E não é preciso dizer que as primeiras multas já começaram a ser “aplicadas”, já que exemplos de desrespeito não são nada raros dentro de uma universidade que deveria primar pelo que há de melhor no comportamento frente a espaços coletivos.
Mas num fato que expressa bem a raiz dos problemas que a UENF hoje enfrenta, o primeiro veículo “multado” foi um carro oficial cujo motorista resolveu estacionar num local indevido, como bem mostra a imagem abaixo.
Como no caso da UFC, a ideia é expandir a campanha da “Multa Moral” para outras regiões da cidade de Campos dos Goytacazes onde o desrespeito aos espaços coletivos é também uma cena bastante comum.

