A grande lição na aula pública na Praça São Salvador foi dada pelos estudantes da UENF

aula pública

Estive hoje com meu colega do Centro de Ciências do Homem, o sociólogo Roberto Dutra, numa aula pública na Praça São Salvador, que foi organizada pelo Diretório Central de Estudantes da Uenf. Essa ideia remonta a iniciativas semelhantes realizadas pelo Movimento dos Indignados que possuía professores da Universidad Complutense de Madrid, e que também realizou aulas públicas nas praças e ruas da capital espanhola para explicar a razão dos protestos que agitavam toda a Espanha em 2011.

Eu diria com base na experiência de hoje que a Uenf está alcançando, sem qualquer colaboração de seus atuais gestores, um dos pilares do modelo idealizado por Darcy Ribeiro que era a de formar profissionais com consciência cidadã, e que pudessem contribuir para resolver os problemas mais prementes que afetam a sociedade brasileira.

Ver os estudantes da Uenf mobilizados para defender o seu caráter público e gratuito, hoje diretamente ameaçado pela política de asfixia financeira imposta pelo (des) governo Pezão, é para mim uma indicação clara de que, neste preciso momento histórico, são os estudantes que estão nos dando uma importante lição de como a luta por interesses individuais não anula a luta pela preservação da grande conquista que a universidade representa para o estado do Rio de Janeiro, mas especialmente a região Norte Fluminense.

Se mais professores saíssem às ruas para ver, interagir e aprender com nossos estudantes é bem provável que não estivéssemos afundados numa crise institucional tão profunda e ameaçadora sobre a essência do projeto idealizado por Darcy Ribeiro. Felizmente nossos estudantes estão dando aulas que vão certamente nos ajudar a encontrar o caminho para dias melhores.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s