Alcimar Chagas faz ponderações cirúrgicas sobre real alcance do Porto do Açu para o desenvolvimento regional

duas faces

A postagem abaixo vem do blog “Economia do Norte Fluminense” que é mantido pelo professor Alcimar das Chagas Ribeiro do Laboratório de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aqui!). O meu colega de UENF é uma das poucas vozes locais que ousam levantar questionamentos sobre as promessas delirantes de um modelo de desenvolvimento econômico que nada desenvolve no plano local, pois remete todas as riquezas para longe, e sobrecarrega o município de São João da Barra com todo tipo de mazelas sociais e ambientais.

O ponto a se frisar no material abaixo é que, em sua aparente simplicidade, a postagem traz um conteúdo que deveria merecer a devida atenção de toda a sociedade regional, a começar pelos políticos, mas que continua sendo negligenciado, sabe-se lá em função de quais interessados, certamente privados.

 

O Porto do Açu e suas derivação: como fica o território de entorno?

navio 1

O primeiro ciclo portuário de São João da Barra durou aproximadamente 150 anos. A estratégia fundamental dos investimentos estava atrelada a necessidade de transportar a produção do interior fluminense e das regiões limítrofes do Espírito Santo e Minas Gerais. O porto gerava emprego e renda porque escoava a produção regional (açúcar, madeira, farinha, café, carnes, etc.).

navio 2

O Porto do Açu, contrariamente, tem como objetivo escoar produtos que geram emprego em regiões distantes. O mesmo não apresenta afinidade, em termos negócios e ocupações, com a sua proximidade. Desta forma, é muito representativo para o país que apresenta gargalos importantes, fundamentalmente, em portos. Quanto aos benefícios para o território de influencia? A história comprovará que a nossa visão crítica é coerente.

FONTE: http://economianortefluminense.blogspot.com.br/2015/06/o-porto-do-acu-e-suas-derivacao-como.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s