Notei neste blog no dia 12 de julho que a chapa que é apoiada pelo reitor Silvério Freitas nas eleições que ocorrerão na Uenf no dia 04 de Agosto havia mudado o seu layout na página do Facebook (Aqui!). Aquela primeira mudança já parecia ser parte de um esforço para responder ao avanço da chapa de oposição na preferência do eleitorado formado por professores, técnicos e alunos da Uenf por introduzir o elemento da mudança no discurso visual da chapa 11.
Vejamos então o layout original e o que foi colocado no ar no dia 12 de julho
A imagem acima é o primeiro layout da propaganda da chapa 11, inclusive no Facebook
Layout que foi ao ar no dia 12/07 na página da chapa 11 no Facebook
As principais novidades nesse layout são a colocação da frase “Uma nova UENF com qualidade” com o uso da cor laranja que já estava sendo usada pela campanha da chapa 10 (Passoni e Tetê) desde o lançamento da chapa. além disso, a fotografia com os dois candidatos da chapa 11 (Edmilson Maria e Antonio Amaral) foi reduzida, o que eu compreendi como uma tentativa de minimizar o impacto do fato que os dois sempre estiveram associados à reitoria comandada por Silvério Freitas.
Mas eis que agora, aparentemente premidos (ou seria espremidos?) por uma clara desvantagem no instrumento que o Facebook utiliza para medir “popularidade” que são as “curtidas”, a equipe de campanha da chapa Edmilson Maria e Antonio Amaral decidiu mudar novamente o layout da página do Facebook.
Layout que foi ar neste sábado (18/07)
Neste novo layout temos também duas “novidades”. A primeira é a saída do adesivo redondo e a substituição por “Chapa ’11” sendo que o numeral também adota a cor laranja da chapa 10! Já a fotografia dos candidatos foi substituída por um “look” mais informal. E eu adiciono com um certo ar de “sertanejo universitário” com os dois candidatos portando um daqueles sorrisos “Colgate” que podemos encontrar em duplas como Vitor e Léo ou Zezé de Camargo e Luciano.
Mas indo ao essencial, o que parece estar diante de nossos olhos é um processo de mimetização visual onde uma chapa (a 11) está gradualmente moldando sua imagem à da concorrente (a chapa 10) para criar uma confusão visual premeditada. Se fosse um artigo científico, eu diria que estaríamos diante de alguma forma de plágio (no caso específico, cromático).
Por essas e outras é que mostro o logo da chapa 10 que é o mesmo desde o início para lembrar qual chapa é realmente a original propositora de mudanças na Uenf.
Logo original da chapa 10 e que vem sendo usado desde o primeiro da campanha eleitoral na Uenf
É que não há mimetização visual que dê jeito no fato de que a chapa 11 é aquela que expressa a manutenção de uma forma de gestão que se mostra exaurido a partir de suas próprias limitações e contradições entre as vontades individuais e as necessidades coletivas.


