A campanha da chapa situacionista para as eleições da reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) acaba de mudar novamente o layout da sua página no Facebook. Essa é a quarta versão do layout e, em cada uma delas podemos observar modificações que refletem uma clara tentativa de melhorar o desempenho da imagem dos professores Edmilson Maria e Antonio Amaral, enquanto se aproveita para inserir mensagens subliminares que contribuem para confundir os potenciais eleitores.
Vejamos a sequência do primeiro layout até o lançado no dia de hoje.
A imagem acima é o primeiro layout da propaganda da chapa 11, inclusive no Facebook
Layout que foi ao ar no dia 12/07 na página da chapa 11 no Facebook,
Layout que foi ar no dia 18/07 na página da chapa 11 no Facebook,
Agora vejamos o quarto layout que foi lançado nesta 6a. feira (24/07):
As principais mudanças que podem ser vistas é a retirada do amarelo no número 11 e a inserção da frase “Temos orgulho da Uenf“. A primeira modificação pode ser entendido como um esforço de retirar a confusão com a cor usada pela chapa 10 para identificar o seu numeral. Mas o uso da frase “Temos orgulho da Uenf” pode ser entendido como um esforço para criar a impressão de que a chapa 10 não compartilha deste sentimento, o que não é efetivamente o caso.
Mas uma questão que me parece mais contundente é que mudanças de layout tem sido acompanhadas por um campanha informal em que diferentes estratégias vem sendo tentadas para desqualificar os professores Luís Passoni e Teresa Peixoto e sua capacidade para fazer a reitoria da Uenf funcionar de uma forma que seja transparente e respeitosa. E tantas modificações de layout mostram ainda que todas essas tentativas não estão dando certo. Aliás, a impressão que fica é que o comando da campanha da chapa 11 está sem o devido norte político. Simples assim!


