Continuo recebendo pelo endereço eletrônico do blog uma série de mensagens de moradores da localidade da Barra do Açu sobre o avanço do processo erosivo na praia que até recentemente dava sustento à comunidade na forma de área de lazer ou mesmo de pesca artesanal.
Um mensagem específica me chamou a atenção, pois o morador que disse ter estado presente na audiência pública realizada na Câmara de São João da Barra no dia 01 de outubro de 2014 (Aqui!), o representante da Prumo Logística, o Sr. Vicente Habib, teria afirmado que a empresa realiza um monitoramento contínuo da área costeira em torno do Porto do Açu. Lembrando dessa afirmação, o morador me inquiriu sobre a serventia de tal monitoramento.
Bom, a minha reação a essa mensagem é a seguinte: boa pergunta! E explico: é que se tal monitoramento é efetivamente feito, eu não entendo porque ainda não se apresentou publicamente seus resultados.
Mas com certeza oportunidade para isto não faltará. por exemplo, a Prumo Logística está se preparando para realizar duas audiências públicas nos dias 09 e 10 de Setembro (a primeira em São João da Barra e a segunda em Campos dos Goytacazes) visando obter as licenças ambientais para a implantação de uma termelétrica no Porto do Açu. Quem sabe ai alguém possa inquirir sobre o andamento do monitoramento costeiro que a empresa estaria realizando. A ver!
