Com um sindicato como este, quem precisa de patrão? A saga continua na Uerj

Em 01 de julho de 2014 publiquei aqui neste blog uma nota estranhando a posição da direção geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), sindicato que supostamente representa os interesses dos servidores técnicos das universidades do Rio de Janeiro, em relação á decisão dos trabalhadores da Uenf de retomar um processo de greve que haviam suspenso recentemente (Aqui!).  

Em julho deste ano voltei a comentar sobre a ação da direção geral do Sintuperj que decidiu mover um processo judicial contra mim por causa da minha defesa do direito de greve dos meus colegas servidores na Uenf; processo esse que foi arquivado de forma imediata pela justiça pelo simples fato de eu não ter cometido nenhum crime ao exercer o meu direito constitucional de expressão (Aqui!).

Eis que agora acabo de encontrar nas redes sociais um documento político assinado pelo Fórum de Técnico-Administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) denunciando a persistência da posição pró-patrão da direção geral do Sintuperj, e com requintes de autoritarismo explícito contra membros do próprio sindicato que querem vê-lo agindo em prol dos interesses da categoria e não da reitoria daquela universidade (ver documento abaixo).

sintuperj

À luz do que está sendo denunciado no documento produzido pelo Fórum dos Técnico-Administrativos, não me resta lamentar que esses dirigentes ainda estejam no comando do Sintuperj. É que na atual conjuntura, tão difícil para os trabalhadores brasileiros, o que precisamos é de dirigentes sindicais que ouçam as críticas e as internalizem de forma democrática. E esse parece continuar não sendo o comportamento da direção geral do Sintuperj.

Finalmente, ofereço o meu pitaco de solidariedade aos que querem recolocar o Sintuperj num caminho de autonomia frente aos patrões e de compromisso de lutar pelas demandas da categoria. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s