A matéria abaixo assinada pelo jornalista Danilo Emerich para o jornal “O TEMPO” mostra que após um ano, a Polícia Civil de Minas Gerais chegou a uma conclusão das causas do rompimento da barragem de rejeitos da Mineração Herculano no município de Itabirito.
O que fica demonstrado nas apurações feitas pela Polícia Civil é que o incidente de Itabirito foi como que um prenúncio do que viria a acontecer em Mariana na barragem da Mineradora Samarco. Tivessem as autoridades mineiras tratado o evento de Itabirito com a devida responsabilidade, em vez de também se omitir, é bem possível que não tivéssemos tido que presenciar a hecatombe ambiental iniciada pelo rompimento da barragem do Fundão.
A minha dúvida é se efetivamente algo foi aprendido com esses dois incidentes, visto que existem um número de barragens de rejeitos em Minas Gerais que se encontram em estado de alta precariedade. Por último, vejo com ceticismo qualquer possibilidade de punição pelos crimes perpetrados pela Mineração Herculano que, aliás, foram inúmeros. Para quem quiser ler a matéria completa, basta clicar (Aqui!).

