Brasil, um país com elites que adoram o atraso

Em meio a uma mudança, acabo de ser apresentado a dois volumes dos chamados “Cadernos do Povo Brasileiro” que foram publicados em 1962. Essa série de trabalhos foi publicada pela Editora Civilização Brasileira com o intuito declarada de informar o povo brasileiro acerca de seus problemas para poder assim se emancipar.

cadernos

O interessante é que esta série tinha além dos dois trabalhos mostrados acima, um de autoria de Wanderley Guilherme que se intitulava “Quem dará o golpe no Brasil”?  Como essa série é de 1962  Wanderley Guilherme dos Santos apontou para o viés militar, que acabou se concretizando. Entretanto, Wanderley Guilherme também  abordou elementos bastante específicos como a questão da preparação ideológica do golpe que acabou ocorrendo em 1964 (Aqui!).

Mas o que nos diz a incrível atualidade das obras que compõe a série “Cadernos do Povo Brasileiro”, agora que estamos convivendo com um golpe parlamentar? A primeira coisa que me vem à cabeça é que as elites brasileiras (e que representam menos de 1% da população brasileira) são totalmente impermeáveis sequer a qualquer tintura de mudança na abjeta desigualdade social que existe no Brasil graças ao modo peculiar pelo qual o capitalismo se desenvolveu neste país da periferia capitalista.

Outra lição que eu tiro é que as universidades brasileiras, e que estarão sob profundo ataque no futuro imediato, possuem uma responsabilidade clara em produzir instrumentos de reflexão sobre a nossa atual conjuntura que possuam um grau pelo menos próximo do que os que foram produzidos por esse grupo reunido pela Civilização Brasileira para construir os “Cadernos do Povo Brasileiro”. Ainda que não seja uma tarefa fácil, a história não será caridosa aos intelectuais que se recolherem ao seu cotidiano produtivista num momento tão dramático da nossa história.

Um pensamento sobre “Brasil, um país com elites que adoram o atraso

  1. omarmoveis disse:

    Ela na verdade quer o povo no atraso, uma mão de obra bem baratinha, enquanto vão fazer compras em Paris e Miame!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s