Mídia internacional novamente dá show de informação ao classificar caso de Geddel como corrupção

A mídia corporativa brasileira está levando outro show de cobertura neste momento, especificamente no caso da renúncia do ministro Geddel Vieira Lima. É que enquanto os grandes veículos da mídia brasileira evitem dar o correto nome aos bois, o caso envolvendo o caso do espigão de luxo em Salvador está sendo tratado nos quatros cantos do mundo como o que ele é: corrupção e tráfico de influências. 

Abaixo coloco uma pequena amostra de veículos distribuídos pela América do Norte, Europa e Ásia onde na manchete aparece claramente a palavra corrupção e com imagens de Michel Temer e Geddel Vieira Lima.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A razão pela qual está se evitando usar a palavra “corrupção” no caso envolvendo pelo menos três ministros e o próprio presidente “de facto” Michel Temer vai além de um mero alinhamento com o atual governo. Para dar o nome correto ao que ocorreu no Palácio Planalto a mídia corporativa correria o risco de desconstruir o discurso meticulosamente preparado de que o processo de corrupção da política no Brasil era coisa apenas dos mandatos de Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Entretanto, o problema vai mais além quando se verifica  que a sede com a qual a equipe de policias e procuradores, e também o juiz Sérgio Moro, foram para cima de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) teve como contraponto a parcimônia com políticos de partidos de direita como o PSDB e o DEM, para começo de conversa.

É por isso que a mídia brasileira foge da palavra “corrupção” como o diabo foge da cruz. O problema é que hoje existem tantos correspondentes internacionais atuando no Brasil que se torna impossível esconder a verdade de forma completa e contínua. 

Mas é lamentável constatar a partir da leitura das matérias produzidas pela mídia internacional quão pobre e rebaixado é o nível de informação de que dispomos no Brasil neste momento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s