Prêmio Isto É e as mostras de amizade explícita entre Sérgio Moro e Aécio Neves

aeciomoro-4

Foto de Diego Padgurschi

A mídia corporativa e a blogosfera estão hoje mostrando imagens da entrega de prêmios para personalidades que é feita anualmente pela revista IstoÉ (que alguns chamam maldosamente de “QuantoÉ”).  Entre os premiados estava o juiz Sérgio Moro que foi premiado como “Homem da Justiça do Ano” (Aqui!).

Até aí tudo bem, pois Sérgio Moro é uma estrela, especialmente entre aqueles setores que prezam menos a justiça, e mais o justiçamento, o que anda bastante abundante no Brasil nos dias de hoje. Especialmente se o alvo do justiçamento for um político visto como sendo de esquerda ou minimamente comprometido com os setores populares.

Agora, como o respeito à justiça depende em grande medida da expectativa que todos são iguais perante à lei (e por extensão perante aos juízes), o que dizer das imagens abaixo que mostram um congraçamento para lá de animado entre o juiz Sérgio Moro e o senador tucano Aécio Neves? Não custa lembrar que quase todo o Brasil já sabe que Aécio Neves é um dos políticos mais citados por delatores do escândalo da Lava Jato, e ainda continua completamente impune.

Fotos de Diego Padgurschi

Antes que alguém apareça para dizer que essas fotos foram editadas no Photoshop para fazer Sérgio Moto aparecer mal, me desculpem o trocadilho, na fotografia, avise logo que elas estão disponíveis de forma ampla, inclusive em veículos da mídia corporativa.

O que me espanta nesse congraçamento entre Moro e Aécio Neves é o descuido com, pelo menos, a imagem de isonomia no tratamento de acusados. Esse descuido poderá, inclusive, facilitar a vida de personagens que efetivamente praticaram crimes contra o Brasil. É que agora ficará muito mais difícil defender a imparcialidade de Sérgio Moro, já que a amizade dele com Aécio está agora documentada.

Aos que acreditam que Sérgio Moro é o salvador da Pátria, estas imagens certamente não vão abalar muito, pois muitos são eleitores de Aécio Neves. Agora aos que sempre duvidaram da imparcialidade da Lava Jato, essas imagens servirão como uma confirmação do que sempre foi dito. E isto certamente aumentará as clivagens já existentes na sociedade brasileira. Até por causa disso, Sérgio Moro deveria ter sido mais cuidadoso. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s