Fala tudo, Eike!

eike-preso

O dia de hoje sedimenta o colapso das pretensões de Eike Batista de ser o homem mais rico do Brasil e, provavelmente, de ser um homem livre por algum tempo. É que espremido das circunstâncias, o ex-bilionário retornou ao Brasil para ser preso pela Polícia Federal, logo após a aterrissagem do avião que o trouxe Nova York (Aqui!).

Essa é efetivamente uma queda monumental de mais um mito do capitalismo brasileiro que foi de ser o detentor de uma fortuna de mais de US$ 30 bilhões em 2012 para a condição manifesta de ser um dos operadores do esquema ilícito de apropriação de recursos públicos montado pelo ex (des) governador do Rio de Janeiro.

A informação é que Eike Batista corre na mídia corporativa para se tornar um delator antes de Sérgio Cabral que também estaria se preparando para cumprir esse papel para se livrar dos anos de cadeia que se avizinham no seu horizonte.

Não considero nenhum dos dois dignos de pena. É que conheço pelo menos um caso em que a ação combinada desses dois personagens, as desapropriações no entorno do Porto do Açu, causaram muita dor e sofrimento a centenas de pessoas humildes que tiveram suas terras expropriadas e até hoje sofrem abandonadas pelos acertos que tudo agora indica terem ocorrido entre os dois.

Mas torço para que Eike Batista consiga sair na frente da loteria das delações, deixando Sérgio Cabral para trás. E eu explico bem a razão. É que Eike Batista foi um generoso doador de campanhas com raro pendor multipartidário. Em outras palavras, Eike “doou” para uma ampla gama de partidos do PT ao PSDB. Assim, quem sabe que detalhes sórdidos ele para nos oferecer sobre os políticos que acorriam à sede do seu império de empresas pré-operacionais para pedir dinheiro e provavelmente prometendo coisas em troca. Em suma, espero que a delação de Eike Batista seja ampla, geral e irrestrita.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s