E agora Quaquá? Sérgio Moro condena Lula a 9,5 anos de prisão

quaqua_e_lula

Após a aprovação da contra-reforma trabalhista, o dia de hoje está sendo marcado pela esperada condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro em um dos vários processos abertos pela chamada operação Lava Jato a 9,5 anos de prisão [Aqui!].  Estes dois acontecimentos simbolizam o enterro definitivo da política de cooperação de classes que levou e manteve Lula no poder, e reforça as perspectivas de um forte acirramento na luta de classes no Brasil.

moro lula

É que se Lula for condenado em segunda instância, a sua eventual candidatura será jogada ao mar e o cenário eleitoral para 2018 se tornará um completa incógnita. Além disso, se a inviabilização da candidatura se confirmar, o mais provável é que o PT acabe sendo forçado a apoiar uma candidatura saída de outro partido, provavelmente a de Cyro Gomes pelo PDT.

O interessante é que ao inviabilizar Lula, o que as elites econômicas que deram sustentação a Sérgio Moro estão fazendo é tirar de cena a única figura política capaz de manter em pé um governo de coalizão de classes.  A inexistência de um substituto para Lula sinaliza para a manutenção de uma condição de crise aguda no Brasil, que já sofre com pelo menos dois anos de profunda recessão econômica e caos na sua estrutura política.

Assim, ainda que erradicar Lula da cena política seja um objeto de desejo dos setores mais reacionários da sociedade brasileira, a confirmação desta condenação servirá como um rastilho de pólvora que poderá resultar numa grave crise social, visto que a maioria da população já sente na pele os retrocessos sociais e econômicas que esta crise profunda vem impondo aos pobres. Em outras palavras, condenar Lula pode até alegrar os corações mais reacionários, mas tem o potencial de fazer explodir o sistema político brasileiro, com consequências imprevisíveis para o Brasil.

Por fim, agora vamos ver como se comportarão as lideranças do PT, começando pelo presidente do PT fluminense, Washington Quaquá, que prometerão levar a luta aberta às ruas caso Lula fosse condenado por Sérgio Moro [Aqui!].   Pois bem, agora que a condenação veio está dada a chance para Quaquá cumprir sua ameaça, ou não.

 

 

4 pensamentos sobre “E agora Quaquá? Sérgio Moro condena Lula a 9,5 anos de prisão

  1. Marco Antônio disse:

    Professor Marcos ao ler este post fiquei com a impressão de que o senhor acredita que Lula é o único político capaz de tirar o Brasil desta situação calamitosa (para dizer o mínimo) em que vivemos, bem como que o senhor lamenta a sua condenação. Ainda não entendo, e não tenho vergonha de dizer, como as elites desta “republiqueta de bananas” podem se incomodar com a figura patética de Lula. Ao que me consta o sistema financeiro todo ano batia recordes de lucro durante os 13 anos de governo do PT, bem como o BNDES distribuía com generosidade suas “bolsas empresários” para os grandes empresários (EIKE e JBS por exemplo). Lula também salvou a Rede Globo da falência e ainda reforçou o caixa dela ao trazer a Copa e as Olimpíadas (a Globo no final das contas foi a grande beneficiada com estes dois eventos, inclusive me lembro que a emissora fez com que Dilma fecha-se o aeroporto Santos Dumont para que o helicóptero da Globo pudesse filmar as provas de vela prejudicando muitos passageiros). Não vejo como “as zelites” foram prejudicadas pelo “cumpanheiro” Lula. Será que se incomodaram com as propagandas do PTucanismo que dizia que os pobres passaram a viajar mais de avião ou com o deslocamento num estalar de dedos (ou em um passe de mágica se o senhor preferir) de grande camada da população da classe pobre para a classe média? Quero ver as centrais sindicais irem para a rua protestar dependendo da promessa do Temer de restabelecer o imposto sindical via medida provisória… Só não estou soltando fogos porque Aécio reverteu sua situação, pois queria ver “nove dedos” e “mineirinho do pó” juntos na cadeia.

    • Marco Antônio, acho que você não entendeu o que eu escrevi. Deixei de votar no PT e no Lula em 2002 (aliás, só votei no segundo turno em 2002 mais contra o José Serra do que a favor do Lula). Eu efetivamente considero que o PT está perdido para quem quer mudar o Brasil e sua vexatória relação social. Além disso, releia e veja onde eu disse que as elites perderam ou perderão com Lula. O que eu estou dizendo e repito é que com a inviabilização da candidatura do Lula, a aposta que as elites fazem é no recrudescimento do confronto, visto que ele é de fato o único que pode fazer bem o jogo da colaboração de classes. Por último, eu não solto fogos pela condenação do Lula porque a partir dos argumentos e convicções que usaram para condená-lo, todo pobre está agora passível de coisa ainda pior, e sem condições de se defender em liberdade nas múltiplas instâncias de recorrência que a justiça oferece aos que podem pagar bons advogados no Brasil.

      • Marco Antônio disse:

        Professor Marcos em relação ao último parágrafo do comentário do senhor, já comecei a ler as 218 páginas da sentença que condenou Lula a 09 anos e meio, em razão disso não vou opinar no momento se foi certo ou errado o que ali está escrito, mas posso indagar do senhor o seguinte: O senhor acredita mesmo que “todo pobre está agora passível de coisa ainda pior, e sem condições de se defender em liberdade nas múltiplas instâncias de recorrência que a justiça oferece aos que podem pagar bons advogados no Brasil.”, ou seja, só agora é que pode ocorrer isso? Antes não acontecia isso no Brasil? Passo a palavra ao senhor.

      • Marco Antônio, acho que acontece até pior com os pobres no sistema judiciário. O problema é que agora “conviccções” poderão ser utilizadas para prender quem quer que seja, já que está se estabelecendo uma jurisprudência. Assim, o que poderia ser argumentando enquanto exceção, passa agora a ser a norma. E aí já viu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s