Padre Fonseca, sempre presente!

pe fonseca

Tomei conhecimento por amigos comuns via as redes sociais do falecimento do padre redentorista Tarcísio Generoso da Fonseca  (ou simplesmente para nós que o conhecíamos, o Padre Fonseca) com quem pude interagir por vários anos em diferentes momentos do enfrentamento com as injustiças no campo e na luta pela reforma agrária no Norte Fluminense.

O Padre Fonseca faleceu aos 93 anos e viveu uma vida totalmente dedicada ao sacerdócio, o qual exerceu com um claro comprometimento com os desvalidos e abandonados da sociedade brasileira.  Quem quiser saber mais sobre essa notável trajetória, basta clicar [Aqui!].

Dele guardarei sempre a lembrança de um homem que juntava erudição com firmeza nas suas práticas, e que não hesitava em cobrar o mesmo nível de comportamento do que andavam ao seu lado. Tive dele em uma breve carona uma belíssima explicação sobre as diferentes versões da bíblia cristã, onde me apontou para os elementos históricos que guiam que mesmo dentro da própria Igreja Católica existam diferentes versões publicadas. Lembro que em pouco mais de 30 minutos, ele me deu uma aula que nunca esqueci, pois foi algo que ele fez com uma extrema facilidade e clareza.

Mas se a morte traz sempre tristeza para os que ficam, é importante que pessoas como o Padre Tarcísio Fonseca não simplesmente morrem, elas passam para a história. E no caso dele como exemplos de uma forte convicção que a prática da fé, seja em qual credor for, não está separada da luta no plano material para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna. 

Que aqueles que tiveram a sorte de conviver com o Padre Fonseca possam tentar, ainda que formas pontuais, prosseguir com a mesma firmeza que ele nos mostrou ser necessária para enfrentar os graves desafios de nosso tempo. E com a mesma generosidade que ele sempre mostrou.

Padre Fonseca, sempre presente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s