Apertem os cintos…. Bolsas americanas estão derretendo

Resultado de imagem para market meltdown us

Em meio a todas as distrações da vida política brasileira há algo muito diferente acontecendo nos Estados Unidos e não é exatamente algo belo ou benéfico para economias periféricas como a do Brasil.

Hoje, em plena segunda-feira,  o Índice Dow Jones sofreu a sua maior queda em toda a história com o astronômico número de 1,175. Como a semana mal começou, analistas do mercado de ações estão prevendo que o derretimento no valor das ações das principais corporações mundiais pode estar apenas começando.

A rede CNN já lançou um conjunto de matérias com a nada animadora manchete de “US market meltdown” [1], o que em bom português seria algo como “O derretimento das bolsas dos EUA”  (ver abaixo).

CNN meltdown

Na prática o que esse processo significa é que há muita gente retirando o seu dinheiro do mercado de ações por variadas razões.  O problema é que no mundo controlado pelo capitalismo financeiro, isso também significa que há muita riqueza sendo transformada em poeira, atingindo a economia real de forma altamente impactante.

Interessante notar que a empresa que mais perdeu valor em suas ações no dia de hoje foi a petroleira ExxonMobil, o que acaba por expor o grave erro que tem sido cometido pelo governo “de facto” de Michel Temer ao desnacionalizar as reservas do chamado pré-sal. 

Por outro lado, se o derretimento do mercado de ações continuar nos EUA é mais do que certo que vão ocorrer graves repercussões nas bolsas mundiais, as brasileiras inclusas. E o problema no caso do Brasil é que vivemos um período de completa subordinação ao que é determinado pelas corporações multinacionais.  Assim, se a coisa ficar ruim para as corporações, as repercussões na economia brasileira serão para lá de trágicas.

 

[1] http://money.cnn.com/2018/02/05/investing/stock-market-today-dow-jones/index.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s