Estudo mostra contaminação de água mineral por micro-plásticos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que irá realizar uma revisão nos riscos potenciais colocados pela contaminação por micro-plásticos [1] na água consumida pelas pessoas após os resultados de um estudo encomendando pela Orb Media e realizado pela Universidade do Estado de Nova York[2]. Nesse estudo foram amostras de água mineral de 9 países e de 11 diferentes marcas (Aqua (Danone), Aquafina (PepsiCo), Bisleri (Bisleri International), Dasani (Coca-Cola), Epura (PepsiCo), Evian (Danone), Gerolsteiner (Gerolsteiner Brunnen), Minalba (Grupo Edson Queiroz), Nestlé Pure Life (Nestlé), San Pellegrino (Nestlé) and Wahaha (Hangzhou Wahaha Group).

mcriplastico

O estudo revelou que as amostras de água mineral analisadas possuíam duas vezes mais micro-plásticos do que o encontrado em água de torneira, revelando que, ao menos no nível da poluição por micro-plásticos, a noção de que água engarrafada é mais segura não passa de um mito bem construído pela indústria que hoje controle um mercado avaliado em torno de 147 bilhões de dólares.

Algumas das amostras analisadas possuíam tantas partículas de micro-plásticos que a equipe de pesquisadores convocou um astrofísico com experiência na contagem de estrelas no universo para auxiliar no processo de quantificação (ver imagem abaixo de uma das lâminas de contagem.

2018_Microplastics_BottledWater-3_0

A substância mais comumente encontrada foi o polipropileno que é mais comumente presente nas tampas das garrafas.

Como sempre ocorre em ocasiões em que a ciência quebra mitos de segurança impostos pela indústria, a Danone e a Coca Cola já saíram rapidamente a campo para questionar a metodologia utilizada, enquanto que a Nestlé escolheu não se manifestar.

Há que se lembrar que a contaminação dos oceanos por micro-plásticos já está razoavelmente documentada. Somando-se agora a da água mineral e a de torneiras fica evidente que o problema da poluição por micro-plásticos poderá alcançar proporções ainda mais drásticas, com sérias repercussões para a saúde humana.

 


[1] https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1267-microplasticos-um-dos-principais-poluentes-dos-oceanos.html

[2] https://orbmedia.org/stories/plus-plastic

2 pensamentos sobre “Estudo mostra contaminação de água mineral por micro-plásticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s