A França, uso intensivo de agrotóxicos, e sua primavera silenciosa

Bruant proyer

O jornal britânico “The Guardian” repercutiu no dia de hoje (21/03) uma matéria publicada originalmente pela agência France Press  que publicou os resultados de duas pesquisas (uma em escala nacional e outra em escala local) dando conta que está ocorrendo uma diminuição acelerada de população de pássaros na França por causa, principalmente, do aumento no uso de agrotóxicos apenas nos últimos 15 anos [1].

No que pode se transformar na consumação da previsão feita pela bióloga Rachel Carlson no hoje clássico “Primavera Silenciosa”, lançado originalmente em 1962, que notou já no final da década de 1950 os ricos colocados pelo uso de agrotóxicos nas populações de aves [2],  pesquisadores do Museu Nacional de História Natural (MNHN) e do Centro Nacional para a Pesquisa Científica  (CNRS) da França encontraram evidências de que as populações de várias espécies de pássaros já diminuíram em  pelo menos 70% nas últimas décadas. 

As causas dessa diminuição está a diminuição das fontes de alimento, principalmente insetos, e também o aumento da área cultivada com monoculturas que, por sua vez, diminui as áreas em pousio.

Para os pesquisadores do MNHN o ritmo de diminuição na população de aves já beira uma catástrofe ecológica, na medida em que, apesar dos objetivos traçados pelo governo francês de cortar o uso de agrotóxicos pela metade até 2020, a quantidade usada pelos agricultores franceses vem aumentando nos últimos anos.

Ainda segundo os pesquisadores franceses, as tendências observadas na França também estão sendo observadas no resto da Europa, o que torna ainda mais grave as descobertas feitas por eles.

Não custa observar que o uso de agrotóxicos é fortemente regulado na União Européia, enquanto que muitos princípios ativos que foram banidos por lá estão sendo vendidos legalmente no Brasil.  Em outras palavras, o que está ruim na França pode estar ainda pior no Brasil.

Quem desejar ler o comunicado conjunto do MNHN e do CNRS sobre a pesquisa que detectou a diminuição das populações de aves na França,  basta clicar [ Aqui!]


[1] https://www.theguardian.com/world/2018/mar/21/catastrophe-as-frances-bird-population-collapses-due-to-pesticides

[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Rachel_Carson

2 pensamentos sobre “A França, uso intensivo de agrotóxicos, e sua primavera silenciosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s