Em carta a ministro da Educação, CAPES adverte sobre caos por causa de cortes orçamentários

Resultado de imagem para fuga de cerebros brasil

Se o sistema de pós-graduação brasileiro já não precisa mais de más notícias, eis que o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) enviou ontem uma correspondência ao ministro de Educação, o Sr. Rossieli Soares da Silva, dando conta da interrupção de pelo menos 198 mil bolsas a partir de agosto de 2019 em função de cortes orçamentários promovidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem (ver documento abaixo).

capes 1capes 2

Segundo o que afirma a nota assinada por Abílio Baeta Neves, atual presidente da Capes, os cortes promovidos no montante aprovado pelo congresso nacional terá efeitos profundos não apenas no sistema nacional de pós-graduação (afetando em torno de 93 mil discentes e pesquisadores), mas também na formação de profissionais da educação básica no âmbito da chamada Universidade Aberta do Brasil (atingindo 245.000 beneficiados, entre alunos e bolsistas, professores, tutores, assistentes e coordenadores).

Se confirmados estes cortes e a paralisação dos programas citados pelo presidente da Capes, teremos certamente um agravamento da crise de migração de pesquisadores brasileiros e a liquidação de importantes instrumentos de qualificação profissional e científica que são atualmente financiados com os recursos que agora estão sendo eliminados.

Por essas e outras é que não podemos continuar assistindo a processo político como espectadores de uma telenovela da Rede Globo. A situação é grave e merece ser tratada com a mais profunda seriedade. E melhor que seja mais cedo do que tarde.

Quem desejar ler o arquivo no formato pdf, basta clicar [Aqui!]

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s