O sinal de Bolsonaro alcança nossas crianças e compromete o nosso futuro

bolsonaro-opovoonline

O candidato Jair Bolsonaro já foi fotografado em diversas ocasiões ensinando crianças a fazer o seu sinal característica da arma nas mãos. Seus apoiadores e a mídia corporativa tendem a descaracterizar a gravidade dessa ação de incitação à violência como uma “excentricidade” ou uma “brincadeira” de Bolsonaro.

Acontece que não nada de excentricidade ou brincadeira num gesto dentro de um país que possui um dos maiores índices de assassinatos por armas de fogo no planeta. Essa “brincadeira” sinaliza que o caminho para se resolver a violência que assola nossa sociedade é na bala, preferencialmente usada contra os mais pobres.

Pois bem, como a atual campanha eleitoral está fortemente ancorada nas redes sociais, não faltam imagens que nos mostram o alcance e a capilarização da mensagem de extermínio que a “brincadeira” de Jair Bolsonaro, inclusive em crianças que já o assistiram outras crianças a fazê-la.  

Vejamos a imagem abaixo, por exemplo!

crianças dedo

Como a formação intelectual e moral das pessoas se inicia nos níveis iniciais de educação formal, não há como deixar de se preocupar com o impacto que essa ode à violência trará sobre este grupo de crianças que fazem um gesto coletivo que também está ocorrendo em templos e outros locais de convivência social.

Os brasileiros precisam recusar este caminho, pois, do contrário, as décadas que virão serão marcadas por um nível de conflagração social que manterá o Brasil como um dos países mais atrasados do mundo.

Enquanto isso em Portugal, meu filho está tendo aulas em museus e espaços verdes para aumentar sua capacidade de interagir e sociabilizar de forma tolerante e democrática. Isto tudo num sistema público de ensino que ainda precisa evoluir bastante, mas já nos deixa muito para trás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s