O Brasil de Bolsonaro nas telas de TV na Holanda: entre a piada e o horror

 

arjen

O brasileiro comum (que votou ou não em Jair Bolsonaro para presidir o Brasil a partir de 01 de janeiro de 2019) não tem como saber como o nosso país está sendo apresentado pelo mundo afora em função da escolha que foi feita no dia 28 de Outubro.  

Mas posso garantir por experiência própria que a imagem do Brasil que nunca foi exatamente boa, agora atingiu níveis de grave degradação.  E nos tornamos uma espécie de piada macabra que será usada para espantar os fantasmas da ultra direita, a começar pela Europa.

Um exemplo disso foi o segmento apresentado no último domingo pelo canal holandês NPO3 no programa Zong met Lubach  (Domingo com Lubach) que é um tipo de programa similar ao que Gregório Duvivier apresenta no Brasil [1]. A diferença é que o congênere holandês, Arjen Lubach, atinge fatias maiores de audiência (ver clique abaixo).

Os nacionalistas mais aguerridos dirão que estão pouco se lixando com a imagem que o presidente eleito e, por extensão, o Brasil possam ter no exterior. Isto seria verdade se uma das principais fontes de renda internas fosse a prestação de serviços a turistas estrangeiras. Do jeito que a coisa vai, mesmo sem que tenha ocorrido a posse formal do novo governo, a quantidade de pessoas dispostas a visitar o Brasil vai diminuir sensivelmente. Afinal, sempre existirão outros países no mundo dispostos a oferecer condições mais amenas para quem está disposto a passar parte do tempo viajando.

Por outro lado, apesar das escolhas de situações para compor um dado material visual, há que se reconhecer que a equipe do “Zondag met Lubach” escolheu algumas das situações menos lustrosas em que o presidente eleito se envolveu ao longo dos seus muitos anos de parlamento. E o resultado disso é que ficamos parecendo um misto de piada com filme de horror.


[1] https://www.npo3.nl/zondag-met-lubach/04-11-2018/VPWON_1282531/POMS_VPRO_13133235

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s