Conferência do Clima 2019, mais uma batata quente para Bolsonaro descascar

Resultado de imagem para cop 25

O jornal Valor Econômico publicou hoje um artigo assinado pela jornalista Daniela Chiaretti sobre se haverá clima para que o Brasil governado por Jair Bolsonaro possa sediar  a edição de 2019 da Conferência do Clima da ONU, a chamada CoP 25.

As tensões em torno do evento são claras, na medida em que os ministros nomeados e o próprio discurso elaborado pelo presidente eleito ao longo de sua vida parlamentar se encaminham mais no sentido de romper com o conhecimento científico já existente sobre os impactos da ação do sistema capitalista sobre o funcionamento da atmosfera. 

O futuro ministro das relações exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo, já até escreveu em seu blog que as mudanças climáticas não passam de uma trama comunista para colocar a China no centro do poder mundial. Mas há ainda a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que não esconde que pretende ver mais florestas desmatadas para garantir o avanço do agronegócio exportador que ela tão bem simboliza.

O problema é que se o presidente eleito der ouvidos aos ministros que nomeou, o Brasil será encaminhado mais rapidamente para a condição de pária ambiental, na medida em que ficará ainda mais claro o descompromisso com a proteção de ecossistemas florestais que cumprem papel estratégico na mitigação das mudanças climáticas. E isto terá um custo econômico claro, especialmente para o latifúndio agro-exportador. Daí que será interessante ver como se comportará o governo que ainda nem tomou posse e será obrigado a decidir se o Brasil sediará ou não a CoP 25 em 2019 .

Quem desejar saber mais sobre mais esta batata quente que o presidente eleito tem em suas mãos, sugiro a leitura completa do artigo assinado por Daniela Chiaretti.

Há clima para a CoP no país de Bolsonaro?

Por Daniela Chiaretti

cop 2019Uma definição que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, terá que tomar antes de sua posse será se o Brasil sediará ou não a próxima conferência do clima das Nações Unidas, a CoP 25, em novembro de 2019. A urgência tem motivo – o anúncio deve ser feito antes que termine a reunião deste

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o seguinte link [Aqui!  ]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s