Em Rondônia, terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau sofre grave invasão no começo de 2019

Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau estão enfretando sozinhos a invasão de suas terras em Rondônia.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau localizada na região central do estado de Rondônia vem sendo alvo de invasores desde que estive por lá no início da década de 1990. Agora, aproveitando a conjuntura benéfica oferecida pelo governo Bolsonaro que literalmente desmantelou o Ministério Meio Ambiente e transferiu a FUNAI para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos,  aquela importante área indígena está sofrendo uma invasão que já destruiu mais de 20 km de florestas, gerando graves ameaças aos Uru-Eu-Wau-Wau.

invasao_urueu3web

Abaixo posto um vídeo como um depoimento da historiadora Ivaneide Bandeira, dirigente da organização não-governamental Associação de Defesa Etnoambiental Kanindécuja atuação em favor dos povos indígenas do estado de Rondônia tem sido fundamental para impedir um processo ainda mais rápido de invasão das suas reservas. O depoimento é grave e precisa ser amplamente disseminado.

O fato é que, enquanto a população brasileira está literalmente distraída por um início aparentemente desencontrado do governo Bolsonaro, as terras indígenas e os povos que nelas habitam estão sendo colocados no centro de um agressivo processo de pilhagem dos recursos naturais da Amazônia.

Assim, é preciso que se pressione o governo Bolsonaro para que realize a devida defesa dos povos indígenas e de seus territórios, começando pela expulsão dos invasores da T.I. Uru-Eu-Wau-Wau.

 

Um pensamento sobre “Em Rondônia, terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau sofre grave invasão no começo de 2019

  1. Neidinha Surui disse:

    A situação está bem ruim, precisamos que os órgãos públicos tomem providências.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s