Uma tragédia mais do que anunciada: reportagem mostra em 2016 que população de Brumadinho já se preocupava com a Vale

brumadinho

Recebi o vídeo abaixo que mostra uma matéria jornalística produzida pela Rede Minas mostrando que a população de Brumadinho já pressionaca por mudanças nas estruturas de segurança, de modo a impedir a repetição do Tsulama da Mineradora da Samarco (Vale+ BHP) que havia ocorrido em Mariana no final de 2015.

A reportagem mostra a justa preocupação de moradores de localidades com sua própria segurança e com a situação do Rio Paraopeba, especialmente em relação às barragens da Vale. Note-se o depoimento do morador que previu o percurso dos rejeitos caso a barragem viesse, como veio, a romper.

Como se vê, o risco era mais do que conhecido. Entretanto, os gestores da Vale decidiram optar pela maximização de seus lucros em prol da proteção das comunidades e do meio ambiente.

Agora não basta prender os soldados (no caso os engenheiros), deixando os generais (os gestores da Vale) soltos. E em vez de afrouxar ainda mais o processo de licenciamento ambiental, há que se adotar legislações mais rigorosas para o setor da mineração. Do contrário, as previsões acertadas de Brumadinho se repetirão em outros lugares do Brasil.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s