Ao abandonar palestinos, Jair Bolsonaro coloca o Brasil numa realidade nova e mais perigosa

bolso bibi

Benjamin Netanyahu e Jair Bolsonaro se cumprimentam no Rio de Janeiro em dezembro do ano passado (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Já viajei por um pequeno número de países e nunca me senti sob nenhum tipo de risco especial apenas por ser brasileiro.  Também nunca me preocupei com possíveis atentados terroristas em solo brasileiro, especialmente aqueles organizados por segmentos extremistas do Islamismo.

Uma das razões para isso era a posição histórica da diplomacia brasileira de apoiar a causa palestina, mas sem se tornar adversária do Estado de Israel, o que evidenciou até hoje a correção da postura pragmática que perdurou até janeiro dentro do nosso ministério de Relações Exteriores.

Esse tempo de pragmatismo de resultados está sendo encerrado com a visita que será realizada pelo presidente Jair Bolsonaro a Israel onde quase certamente será anunciada a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, no que será um aprofundamento do abraço dado nas ações da diplomacia estadunidense liderada por Donald Trump, Mike Pompeo e John Bolton.

Esse é um erro estratégico sob todos os pontos de vista, incluindo o político e o comercial, além do aumento do risco de atentados terroristas contra brasileiros dentro e fora de nosso território nacional. 

As consequências desse erro já serão sentidas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro que está sendo aguardado em Israel por protestos organizados pela comunidade palestina. Como ele deverá ser mantido sob estrita proteção do governo de Israel, é bem provável que nem entenda o nó que está desatando.  Mas o Brasil e os brasileiros que não terão as benesses dessa proteção estarão entrando num mundo totalmente novo com as decisões sendo tomadas por Jair Bolsonaro e seu ministro das Relações Exteriores.  

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s