União Europeia vai banir fungicida vendido no Brasil por causar danos genéticos e declínio das abelhas

UE proíbe agrotóxico mais usado no Reino Unido sobre receios de saúde e meio ambiente

Autoridades dizem que o clorotalonil apresenta alto risco para a vida selvagem e pode prejudicar os seres humanos

clorotanil

Por Damian Carrington para o jornal “The Guardian”

Um dos pesticidas mais comuns do mundo será proibido em breve pela União Européia, depois que autoridades de segurança relataram preocupações com a saúde humana e com o meio ambiente.

O clorotalonil, um fungicida que previne o mofo e o bolor nas colheitas, é o pesticida mais usado no Reino Unido, aplicado em milhões de hectares de campos, e é o fungicida mais popular nos EUA. Os agricultores chamaram a proibição de “excessivamente cautelosa”.

Mas os países da UE votaram a favor de uma proibição após uma revisão da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) foi incapaz de excluir a possibilidade de que produtos de decomposição do produto químico causem danos à DNA. A EFSA também disse que “um alto risco para anfíbios e peixes foi identificado para todos os usos representativos”. Uma pesquisa recente identificou o clorotalonil e outros fungicidas como o fator mais forte ligado ao declínio acentuado de abelhas.

Reguladores de todo o mundo têm falsamente assumido que é seguro usar pesticidas em escala industrial entre paisagens, de acordo com o consultor científico chefe do governo do Reino Unido. Outras pesquisas em 2017 mostraram que os agricultores poderiam reduzir o uso de pesticidas sem perdas, enquanto um relatório da ONU denunciava o “mito” de que os pesticidas são necessários para alimentar o mundo.

Uma porta-voz da Comissão Europeia disse: “A [proibição do clorotalonil] baseia-se na avaliação científica da EFSA, que concluiu que os critérios de aprovação não parecem ser satisfeitos por uma ampla gama de razões. Grandes preocupações são levantadas em relação à contaminação das águas subterrâneas por metabólitos da substância. ”

O clorotalonil tem sido usado em todo o mundo desde 1964 na cevada e trigo, bem como batatas, ervilhas e feijões. A proibição será aprovada formalmente no final de abril ou início de maio e entrará em vigor três semanas depois, informou a porta-voz da comissão.

A ligação entre as perdas de clorotalonil e as abelhas do gênero Bombus (conhecidas como mamangavas) revelou-se em dezembro de 2017 na pesquisa que surpreendeu cientistas. Como os fungicidas prejudicam as abelhas ainda está sendo estudado, mas o clorotalonil, em particular, provavelmente os tornará mais suscetíveis ao parasita nasal do nariz, matando os micróbios benéficos do intestino.

Matt Shardlow, executivo-chefe da organização de conservação Buglife, disse que o fato de a ligação com os abelhões não ter levado a testes de segurança mostrou que a inadequação do sistema regulatório da UE: “O processo da UE não aplicou a orientação da EFSA. na avaliação de risco para as abelhas, portanto, não havia testes de segurança de abelha. Quando os reguladores vão aprender as lições, parem de se submeter às exigências dos fabricantes de pesticidas e comecem a aplicar a orientação da EFSA que foi finalizada em 2013? ”

A perda generalizada de insetos polinizadores nas últimas décadas foi revelada na terça-feira pela primeira pesquisa nacional na Grã-Bretanha. A análise de 353 espécies de abelhas selvagens e hoverfly descobriu que os insetos foram perdidos em um quarto dos lugares em 1980.

No entanto, Chris Hartfield, do National Farmers Union do Reino Unido, disse que o clorotalonil desempenhou um papel vital no controle de doenças fúngicas: “Sentimos que a Comissão Européia tem sido excessivamente cautelosa ao tomar essa decisão e não considerou a importância particular desse pesticida. o controle de doenças fúngicas críticas e no controle da resistência a doenças. Como resultado, acreditamos que setores da produção agrícola e hortícola do Reino Unido serão colocados em risco significativo ”.


Este artigo foi originalmente publicado em inglês pelo jornal “The Guardian” [Aqui!]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s