Incidência de “Vaca Louca” no Mato Grosso faz Brasil suspender exportações de carne bovina para a China

vaca loucaAnimais acometidos do “Mal da Vaca Louca” perdem a capacidade de manterem em pé, sendo um dos primeiros sinais da doença.

Se o funcionamento do agronegócio pudesse se apresentado como uma partida de futebol, creio que se poderia dizer que quando um time começa a dar errado, o que não falta é bola para fora do campo de jogo. 

É que depois da mídia corporativa notar que a participação das exportações de commodities agrícolas estava perdendo fôlego e afetando diretamente a balança comercial, hoje o Ministério da Agricultura anunciou a suspensão da exportação de carne bovina para a China em função da detecção de “um caso atípico” do “Mal da Vaca Louca” no estado do Mato Grosso.

vaca louca mt 1

Para quem não se lembra, o chamado “Mal da Vaca Louca,  uma doença neurológica que acomete bovinos e, tem sido relacionada com a doença de Creutzfeldt-Jacob (CJD) em humanos, é normalmente associado ao uso de farinha de carne e ossos na alimentação do gado. Essa farinha resulta da transformação industrial dos corpos de animais e é usada para constituir rações para alimentar animais da mesma espécie.

É importante notar que a variante típica difere da variedade clássica ligada à doença de Creutzfeldt-Jakob nas pessoas. Como a vaca infectada não entrou na cadeia de fornecimento de alimentos, o status de risco sanitário para contração do “Mal da Vaca Louca” típico seria “insignificante”,  segundo fontes do MAPA.

Um primeiro anúncio do anúncio do MAPA foi a ocorrência de uma queda acentuada no valor das ações dos principais frigoríficos brasileiros ao longo desta 2a. feira, a começar pelo Minerva, o primeiro a ser afetado pela proibição de exportação para a China, justamente o maior comprador atual de carnes brasileiras.

O problema é que essa notificação tem tudo a gerar uma espiral de retração em relação à compra de carne bovina produzida no Brasil nos principais mercados consumidores desse produto, a começar pela China, Rússia e os países árabes. É que dificilmente os governos dos países importadores ficarão inertes à informação dessa ocorrência no Mato Grosso, e vão querer ter certeza de que este não foi apenas um caso isolado.

O pior é que dada a atual dependência da balança comercial brasileira na exportação de carne animal, principalmente bovina, essa notícia deverá azedar ainda mais as já bastante ácidas previsões para o comportamento do PIB brasileiro em 2019.

 

Deixe um comentário