Boaventura de Sousa Santos envia mensagem aos brasileiros pedindo a remoção imediata de Jair Bolsonaro da presidência da república

boaventura

O intelectual português Boaventura de Sousa Santos, um dos mais influentes pensadores da atualidade, enviou por meio de um vídeo uma mensagem aos brasileiros onde tece uma série de considerações sobre a forma pela qual o presidente Jair Bolsonaro vem conduzindo a crise sanitária causada pela chegada da COVID-19 no Brasil.

Para Boaventura de Sousa Santos a pandemia causada pelo coronavírus demonstra a total falência de governos de direita e extrema-direita para “salvar vidas, poupar vidas, em um momento de crise tão grave, pois põe seus interesses econômicos acima da vida“.  Dentre os exemplos de governos que agiriam assim, Boaventura citou os EUA, a Índia e o Brasil.   

O intelectual português afirmou ainda que, independente do regime, os países que não aderiram à lógica neoliberal -do capitalismo selvagem,  e bárbaro, dispostos a sacrificar vidas- resolvem melhor os problemas da crise do que todos os outros. Dentre os países que segundo Boaventura de Sousa Santos souberam enfrentar melhor a crise estão incluídos Singapura, Taiwan e China.

Segundo Boaventura , o caso do Brasil seria mais grave porque nosso país não tem um problema de saúde pública, mas dois problemas de saúde pública.  O primeiro seria a pandemia propriamente dita, e o segundo seria o presidente Jair Bolsonaro que Boaventura considera ser “um indivíduo obviamente transtornado, um louco que deve sair da presidência o mais rapidamente possível“.

Boaventura aproveita para dizer que a loucura do presidente Bolsonaro não é uma qualquer, mas que representa os interesses das elites que o colocarma no poder. Essas elites, segundo ele, querem aproveitar a crise da COVID-19 para destruir toda a lógica de proteção do trabalho e dos trabalhadores no Brasil, e de toda lógica social, de políticas sociais, e criar assim um capitalismo totalmente selvagem. 

Em função disso, Boaventura assinala que existem lutas importantes em curso, a começar pela luta para impedir que a lógica que está por detrás da loucura aparente de Jair Bolsonaro siga adiante.  Assim, Boaventura aponta que a luta urgente é impedir que Jair Bolsonaro continue no poder. 

Mas Boaventura aponta ainda para o silêncio das esquerdas brasileiras, mesmo frente aos incontáveis panelaços que estão ocorrendo no Brasil atualmente. Para ele, a mobilização da esquerda será importante porque o próximo presidente, que deverá ser o vice-presidente Hamilton Mourão,  vai querer continuar aplicando as políticas de proteção dos interesses econômicos da burguesia brasileira que foi quem teria posto Jair Bolsonaro no poder.  Além disso, Boaventura lembra que outros dois problemas a ser enfrentados serão o de caráter econômico com o ministro Paulo Guedes e o político com o ministro Sérgio Moro.

Entretanto, Boaventura assinala que a luta principal e mais urgente para todos os brasileiros, independente de sua orientação ideológica, é retirar imediatamente Jair Bolsonaro do poder. Para tanto ele como exemplo ação coordenada dos governadores que têm agido para se contrapor às ações de Jair Bolsonaro.

Abaixo posto o vídeo enviado por Boaventura de Sousa Santos para que todos possam ouvir na íntegra o que disse em sua mensagem aos brasileiros.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s