Coronavírus como requiem do neoliberalismo

covid neoliberalismo

O efeito devastador que o coronavírus está tendo em diversas partes do mundo sinaliza que o mundo nunca será mais o mesmo, especialmente no tocante à ideologia neoliberal que foi aplicada em doses cavalares sobre os sistemas públicos de saúde e ciência e tecnologia. 

É que no estalar das consequências nefastas da ação de um vírus que seria mais facilmente derrotável se as estruturas hospitalares públicas não tivessem sido dizimadas por quase 4 décadas de políticas neoliberais. Mas como o cenário em que se encontra os sistemas públicos de saúde na maioria dos países que adotaram o receituário neoliberal é hoje um elemento que facilita o aumento no grau de letalidade do coronavírus.

Tenho visto várias análises de pessoas respeitáveis no sentido de que passada a pandemia, a tendência será tudo a voltar a ser como antes. Eu já tenho a opinião que passada o momento mais agudo, o que deveremos assistir é uma espécie de lavação de roupa suja acerca das políticas neoliberais e de seus perpetradores em diferentes pontos do espectro político. É que inevitavelmente as pessoas vão querer que não sejamos pegos de calças curtas quando a próxima pandemia chegar.

Se esse prognóstico estiver correto, o mais provável é que uma grave crise política se instale em países onde governos insistem em aplicar a ideologia neoliberal como receita para garantir o crescimento econômico.  Por isso mesmo, a América do Sul deverá um dos principais epicentros dessa crise política, visto que aqui a maioria dos governos insiste em demolir os serviços públicos para aumentar ainda mais a já abissal distância entre pobres e ricos, sempre sob a escusa de gerar dinamismo econômico que possibilite a melhoria da vida de todos (no que Ronald Reagan chamava de “trickle down effect” ou (em bom português), “efeito de gotejamento”.

E ao fim e ao cabo, é possível dizer que, querendo ou não, a pandemia do coronavírus esteja sendo uma espécie de requiem do neoliberalismo. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s