Rede alemã Aldi precisou justificar venda de carne brasileira após tempestade de críticas no Facebook

“Silenciosamente estúpido”: indignação com a Aldi – a rede se justifica

Um cliente da Aldi olhou com muito cuidado a embalagem do bife e expressou sua raiva no Facebook. O discounter respondeu

aldi 1A rede Aldi está tendo que se defender por vender carne produzida na Amazônia

Por Franziska Schwarz

Essen / Mülheim – Prática de dumping nos preços , pontos de acesso ao coronavírus nas acomodações dos funcionários, más condições de trabalho – a indústria da carne tem muitos tópicos. As demandas dos clientes por sustentabilidade também estão aumentando. Afinal, a floresta tropical no Brasil está pegando fogo , por exemplo .

Portanto, não surpreende que um usuário do Facebook tenha anunciado em 10 de junho que queria se tornar viral com seu post – e de certa forma o fez. Cinco dias depois, seu post foi compartilhado mais de 2.600 vezes, nas quais ele repreendeu: “A ALDI SÜD vende carne brasileira  produzidas em áreas desmatadas na Amazônia.” Como ele conseguiu saber isso? “Digitalizei o código da embalagem no local hoje de manhã e depois vim para a página da ALDI para inserir o número de rastreamento”, ele escreveu. Ele anexou fotos dos produtos como prova. Seu discurso vai ainda mais longe: “A ALDI anuncia com ‘sustentabilidade’.  Vergonha da Aldi!!! “

 

aldi

Aldi na tempestade da carne: trocar floresta tropical por carne barata?

De fato, como quase todos os descontos , a Aldi está comprometida com a proteção do clima e do meio ambiente e já lançou inúmeras iniciativas de sustentabilidade . Mas a carne do Brasil não pôde ser incluída: o jornal Welt informou no outono passado que a carne bovina do Brasil custa cerca da metade do que a carne da Alemanha. 

Diz-se que a UE importou 515.000 toneladas de carne bovina do Brasil dentro de cinco anos. O problema: cerca de 2,5 quilômetros quadrados de áreas naturais protegidas foram convertidos em pastagens – cerca de 350 campos de futebol anualmente .

Carne barata do Brasil? Aldi reage às alegações do Facebook

Aldi reagiu às alegações na segunda-feira (15 de junho) – e não deixa que elas se assentem nelas . Um funcionário responsável mídia social da Aldi respondeu a um cliente indignado que também compartilhou o post de raiva de que uma “grande parte” da linha de carnes Aldi vem da Alemanha. Mas o próprio funcionário da Aldi admitiu: “No setor de alimentos congelados, também oferecemos uma seleção de produtos de carne bovina provenientes da América do Sul”.

Então veio a defesa da Aldi: “No entanto, essa proporção é comparativamente pequena. De acordo com nossos requisitos de responsabilidade corporativa para produtos de carne provenientes da América do Sul, o fornecedor é contratualmente obrigado a comprar apenas matérias-primas de fazendas que possam confirmar que nenhuma nova área de floresta tropical foi desmatada para a criação de gado ”, escreveu o funcionário da Aldi.

Mais sobre Aldi no vídeo:

A Aldi recentemente causou um rebuliço quando se tratava de carne . No meio do debate sobre as condições de trabalho na indústria de carne alemã, a rede queria reduzir os preços das linguiças . O motivo foi a queda nos preços da carne suína. É comum que os preços da lingüiça sejam baseados nos preços das matérias-primas . No entanto, o nível, o ritmo e o momento do avanço causaram descontentamento no setor – também se temia que outras grandes redes de varejo seguissem o exemplo.

Anti-Aldi-Post viraliza: “bobo e estúpido”

Provavelmente para manter os clientes que (precisam) olhar o preço da carne. Barato e sustentável ao mesmo tempo é difícil de conciliar com a carne. Alguns comentaristas do post questionam não apenas Aldi, mas também a si mesmos: “Aldi é apenas um dos muitos clientes em massa … o cidadão, ou melhor, ‘consumidor’ ‘, é tão silencioso e estúpido que ele dificilmente interessado na origem de vários milhares de quilômetros com todas as guarnições ”, escreve um. 

Outro observa que não apenas a carne do Brasil é problemática: “Observe também que a carne de outros países é produzida com soja do Brasil, não é melhor … então não coma mais carne, ou apenas de origens que não se alimentam de soja do Brasil etc. ! “

_____________________________

Este artigo foi originalmente escrito em alemão e publicado pelo jornal Merkur [Aqui!].

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s