Distopia campista em meio à pandemia da COVID-19 cobrará vidas nas próximas semanas

distopia 1

Grandes aglomerações no primeiro dia de desconfinamento no centro histórico de Campos dos Goytacazes

As cenas que emergem das ruas centrais de Campos dos Goytacazes no primeiro dia de abertura do comércio de rua (em suma de todo o comércio) seriam plausíveis, dadas as circunstâncias de estarmos mergulhados em uma pandemia letal que sequer chegou ao seu pico, apenas se estivéssemos vivendo dentro de filmes distópicos, tais como Matrix, Blade Runner e “V” de Vingança (ver vídeo abaixo).

O problema é que o que vemos acima não são cenas de um filme distópico, mas fragmentos de uma realidade que foi estabelecida a partir de uma série de decisões tomadas em diferentes níveis de governo, e que finalmente se materializou de forma escancarada na cidade de Campos dos Goytacazes.

O resultado dessa aglomeração toda vai aparecer em um tempo limite de duas semanas, no que poderá se tornar uma avalanche de doentes que, pasmem, não terão sequer a possibilidade de pleitear um leito no prometido e nunca concretizado hospital de campanha que seria, mas não será mais, instalado no terreno da antiga Vasa em frente do Shopping 28 (aliás, quanto será que foi gasto com o aluguel do terreno até o dia de hoje?).

Logo no início da pandemia escrevi que Rafael Diniz tinha uma chance rara de recuperar seu mandato, dependendo da forma que gerisse a crise sanitária que se avizinhava. Com o que aconteceu hoje nas ruas de Campos dos Goytacazes, onde o necessário controle por parte do poder público municipal esteve completamente ausente, Rafael Diniz pode esquecer qualquer possibilidade de reeleição.

Agora, lamentavelmente, é só aguardar que o pior aconteça. É que com as aglomerações observadas nas ruas estreitas do centro de Campos dos Goytacazes nesta 4a. feira, as chances matemáticas de um aumento exponencial da contaminação simplesmente se tornaram bem maiores. Lamentável, mas inevitável.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s