Airbus revela novo conceito de aeronave com emissão zero de carbono

unnamed (20)

A Airbus acaba de revelar três conceitos para a primeira aeronave comercial de emissão zero de carbono do mundo, que pode entrar em serviço em 2035. Cada um dos conceitos representa uma abordagem diferente para alcançar o voo com emissão zero, explorando vários caminhos de tecnologia e configurações aerodinâmicas para apoiar a ambição da empresa de liderar o desafio da descarbonização de toda a indústria da aviação.

Todos esses conceitos dependem do hidrogênio como fonte de energia primária – uma opção que a Airbus acredita ser uma promessa excepcional como combustível de aviação limpo e que, provavelmente, será uma solução para a indústria aeroespacial – e muitas outras indústrias – atingirem suas metas neutras para o clima.

“Este é um momento histórico para o setor de aviação comercial como um todo e pretendemos ser protagonistas na mais importante transição que esta indústria já viu. Os conceitos que revelamos hoje oferecem ao mundo um vislumbre de nossa ambição de conduzir uma visão ousada para o futuro dos voos com emissão zero”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus. “Acredito fortemente que o uso de hidrogênio – tanto em combustíveis sintéticos quanto como fonte de energia primária para aeronaves comerciais – tem o potencial de reduzir significativamente o impacto climático da aviação”.

Os três conceitos – todos com o codinome “ZEROe” – para uma primeira aeronave comercial neutra para o clima e com emissão zero incluem:

airbus

“Esses conceitos nos ajudarão a explorar e amadurecer o projeto e o layout da primeira aeronave comercial do mundo neutra para o clima e com emissão zero, que pretendemos colocar em serviço até 2035”, afirma Guillaume Faury. “A transição para o hidrogênio como a principal fonte de energia para esses aviões conceituais exigirá ações decisivas de todo o ecossistema da aviação. Juntamente com o apoio do governo e de parceiros industriais, podemos enfrentar este desafio de aumentar a escala de energia renovável e hidrogênio para o futuro sustentável da indústria da aviação”.

Para enfrentar esses desafios, os aeroportos exigirão uma infraestrutura significativa de transporte de hidrogênio e reabastecimento para atender às necessidades das operações do dia-a-dia. O apoio dos governos será fundamental para atender a esses objetivos ambiciosos com maior financiamento para pesquisa e tecnologia, digitalização e mecanismos que incentivem o uso de combustíveis sustentáveis e a renovação de frotas de aeronaves para permitir que as companhias aéreas retirem as aeronaves mais velhas e menos ecológicas o quanto antes.

Imagens e vídeos em alta resolução estão disponíveis na Airbus newsroom.

Para avaliar e validar essas novas aeronaves-conceito e determinar se podem ser transformadas em produtos futuros viáveis, a Airbus concentrará seus esforços em uma série de caminhos tecnológicos. Grazia Vittadini, Diretora de Tecnologia, Jean-Brice Dumont, Engenheiro de EVP, e Glenn Llewellyn, Vice-presidente de aeronaves de emissão zero, revelaram o roadmap de tecnologia da Airbus para 2020-2025 às 14:00 CEST de 21 de setembro de 2020 durante um evento virtual nos canais de mídias sociais da Airbus.

Sobre a Airbus

A Airbus é líder global em aeronáutica, espacial e serviços relacionados. Em 2019, gerou receitas de € 70 bilhões e empregou cerca de 135.000 profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é um líder europeia no fornecimento de aeronaves-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, a Airbus fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s