Campos dos Goytacazes e a sua (não preparação) para as mudanças climáticas: um Raio-X das prevalentes formas de governar

alagamento

As mudanças climáticas acarretarão eventos climáticos extremos com maior frequência e intensidade, mas ainda permanecem ignoradas nas formas tradicionais de governar

Em meio à crise econômica, política e sanitária que o Brasil vive, um dos alvos constantes dos governantes de plantão tem sido a ciência brasileira. Além dos cortes profundos nos recursos financeiros destinados à fomentar o desenvolvimento de pesquisas estratégicas, há também uma crescente perseguição aos cientistas brasileiros no que eu tenho associado à ação de um obscuro “Comando de Caça aos Cientistas”.

Em face dessa situação toda é que hoje tive a obrigação (prazerosa diga-se de passagem) de presidir a 19. banca examinadora de dissertação de mestrado de um dos meus orientados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Esta dissertação foi realizada pelo mestrando André Moraes Barcellos Martins Vasconcellos é intitulada “O desafio da gestão urbana em Campos dos Goytacazes no contexto das mudanças climáticas:  entre a construção da resiliência e a persistência de fórmulas tradicionais de governar“.

cartaz

A novidade desta banca foi a participação do professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Helsinki, um pesquisador que se interesse fortemente pelo Brasil, e que participou desde a capital finlandesa se expressando em um excelente português que ele desenvolveu aqui mesmo no Rio de Janeiro, mais especificamente nos estágios de vivência em assentamentos de reforma agrária.

banca andré

Com a participação do professor Kröger, o Programa de Políticas Soiciais dar mais um passado no tão demandado processo de internacionalização da ciência brasileira. E o melhor é que se deu com base em perguntas teoricamente densas de alguém que conhece de perto a realidade brasileira.

Uma das muitas sugestões dadas pela banca examinadora foi não apenas de publicizar o conteúdo integral da dissertação após as correções requeridas pelos seus membros, mas também que a mesma seja enviada para o legislativo e o executivo municipal, dada as importâncias contribuições que a dissertação tem para o processo de preparação (ainda inexistente em Campos dos Goytacazes) para as grandes mudanças ambientais e sociais que serão causadas pelas mudanças climáticas globais.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s