Estudo mostra intensa participação da agricultura corporativa no desmatamento ilegal das florestas tropicais

illegal

Embora a agricultura de subsistência e a exploração madeireira ainda contribuam para o desmatamento, a expansão da agricultura em escala comercial é agora reconhecida como de longe o maior impulsionadora do desmatamento em todo o mundo e, portanto, também das emissões de gases de efeito estufa decorrentes da mudança no uso da terra.

Agricultura comercial como fator de perda ilegal de floresta tropical, 2013-2019

Diversas iniciativas quantificaram quanto e onde o desmatamento é impulsionado pela agricultura comercial e até mesmo quanto desse desmatamento foi impulsionado pelo comércio internacional. No entanto, poucas análises foram capazes de determinar até que ponto as commodities agrícolas estão sendo cultivadas em terras que foram ilegalmente desmatadas. Este estudo, portanto, enfoca o desmatamento ilegal impulsionado pela expansão agrícola, e o coloca dentro do escopo e escala de todo o desmatamento tropical.

illegal conversion

Extensão e proporção da conversão agrícola em violação das leis e regulamentos nacionais (estimativa mínima), 2013-2019

Em novo relatório, a  organização “Forest Trends” revisita um documento produzido por ela em 2014, e reavalia a extensão da agro-conversão ilegal nos trópicos de 2013 a 2019, e encontra uma história semelhante: mais terras florestais estão sendo desmatadas ilegalmente para dar lugar a plantações agrícolas e pastagens do que nunca .

forest loss

Quem quiser baixar o relatório da “Forest Trends”, basta clicar [Aqui!].

Um comentário sobre “Estudo mostra intensa participação da agricultura corporativa no desmatamento ilegal das florestas tropicais

  1. Pingback: Estudo mostra intensa participação da agricultura corporativa no desmatamento ilegal das florestas tropicais — | Barbara Crane Navarro

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s