A lição da vitória de Pedro Castillo nas eleições presidenciais peruanas

pedro castillo presidente 2

Agora é oficial: com 100% das urnas apuradas, o professor e militante sindical de esquerda Pedro Castillo Terrones venceu as eleições peruanas por uma margem de 0,25% dos votos válidos, derrotando a herdeira da ditadura fujimorista Keiko Fujimori (ver figura abaixo com dados oficiais da justiça eleitoral peruana).

castillo presidente 1

Ainda que a tendência seja a de que a direita parlamentar tentará inviabilizar o governo de Castillo, o simples fato de que um professor e militante sindical, apoiado em uma plataforma eleitoral que pode ser definida como de esquerda, venceu a máquina partidária da direita peruana, contra todas as expectativas que foram geradas quando houve uma unidade total em torno da candidatura de Keiko Fujimori.

catillo presidente

Poderia escrever bastante sobre os diferentes significados e lições da vitória de Pedro Castillo,  mas vou me concentrar em apenas uma. O fato é que recusando o abandono de uma plataforma que aponta para a nacionalização das reservas nacionais de gás natural, bem como a reforma de um sistema de pensões que vitimiza a classe trabalhadora, Castillo conseguiu passar para o segundo turno e costurar as alianças que precisava para vencer no segundo turno. 

Em outras palavras, Castillo só teve a chance de vencer porque ofereceu uma mensagem clara e dialogou diretamente com a classe trabalhadora e com a juventude peruana. Esse foi o movimento que abriu o caminho da vitória. Pode parecer simples, mas se olharmos a situação brasileira, vemos que as forças que se pretendem de esquerda está fazendo justamente o contrário ao propor alianças até com forças que realizaram o golpe parlamentar de 2016 contra a presidente Dilma Rousseff, esquecendo de construir uma plataforma que energize o povo para lutar por seus direitos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s