Microplásticos causam danos às células humanas, mostra estudo

Os danos incluíam morte celular e ocorreram em níveis de plástico ingerido pelas pessoas através de seus alimentos

plastico oceanosResíduos de plástico em Rize, Turquia. Fotografia: Agência Anadolu / Getty Images

Por Damian Carrington, editor de Meio Ambiente do “The Guardian”

Microplásticos causam danos às células humanas em laboratório em níveis conhecidos por serem ingeridos pelas pessoas através da alimentação, descobriu um estudo.

Os danos incluíram morte celular e reações alérgicas e a pesquisa é a primeira a mostrar que isso acontece em níveis relevantes para a exposição humana. No entanto, o impacto na saúde do corpo humano é incerto porque não se sabe por quanto tempo os microplásticos permanecem no corpo antes de serem excretados.

A poluição por microplásticos contaminou todo o planeta, desde o cume do Monte Everest até os oceanos mais profundos . Já se sabia que as pessoas consumiam as minúsculas partículas por meio de alimentos e água , além de respirá-las .

A pesquisa analisou 17 estudos anteriores que analisaram os impactos toxicológicos dos microplásticos em linhas de células humanas. Os cientistas compararam o nível de microplásticos no qual o dano foi causado às células com os níveis consumidos pelas pessoas através da água potável contaminada , frutos do mar e sal de cozinha .

Eles descobriram tipos específicos de danos – morte celular, resposta alérgica e danos às paredes celulares – causados ​​pelos níveis de microplásticos que as pessoas ingerem.

“Os efeitos nocivos nas células são, em muitos casos, o evento inicial para os efeitos na saúde”, disse Evangelos Danopoulos, da Hull York Medical School, no Reino Unido, e que liderou a pesquisa publicada no Journal of Hazardous Materials. “Devemos nos preocupar. No momento, não há realmente uma maneira de nos proteger. ”

Pesquisas futuras poderiam permitir identificar os alimentos mais contaminados e evitá-los, disse ele, mas a solução definitiva foi parar a perda de resíduos de plástico: “Uma vez que o plástico está no meio ambiente, não podemos realmente retirá-lo. ”

A pesquisa sobre o impacto dos microplásticos na saúde está aumentando rapidamente, Danopoulos disse: “Está explodindo e por um bom motivo. Estamos expostos a essas partículas todos os dias: estamos comendo-as, estamos inalando-as. E não sabemos realmente como eles reagem com nossos corpos, uma vez que estão dentro. ”

A pesquisa também mostrou que microplásticos de formato irregular causam mais morte celular do que os esféricos. Isso é importante para estudos futuros, pois muitos microplásticos comprados para uso em experimentos de laboratório são esféricos e, portanto, podem não ser representativos das partículas ingeridas pelos humanos.

Danopoulos disse que o próximo passo dos pesquisadores é examinar os estudos de danos microplásticos em animais de laboratório – experimentos em seres humanos não seriam éticos. Em março, um estudo mostrou que minúsculas partículas de plástico nos pulmões de ratas grávidas passam rapidamente para o coração, cérebro e outros órgãos de seus fetos.

Em dezembro, microplásticos foram identificados nas placentas de bebês em gestação, o que os pesquisadores disseram ser “uma questão de grande preocupação”. Em outubro, cientistas mostraram que bebês alimentados com leite em pó em mamadeiras engoliam milhões de partículas por dia.

blue compass

Este texto foi inicialmente escrito em inglês e publicado pelo jornal “The Guardian” [Aqui!].

Um comentário sobre “Microplásticos causam danos às células humanas, mostra estudo

  1. Pingback: Microplásticos causam danos às células humanas, mostra estudo – Mágica Mistura✨

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s