Rejeitos escapados de barragem de mineração em Nova Lima (MG) criou cenário de destruição na BR-040
Após ser ter sido seu território atingido pelos tsulamas de Mariana e Brumadinho, o estado de Minas Gerais foi palco hoje de novo incidente envolvendo uma barragem de mineração, no caso o da mina de Pau Branco pertencente à Vallourec no município de Nova Lima (ver imagem abaixo).

Diferentes fontes da mídia corporativa estão dando diferentes versões sobre o que está acontecendo na Mina Pau Branco, com umas falando em rompimento e outras em transbordamento.
O que fato ocorreu na barragem da Vallourec ainda deverá ficar claro nos próximos dias, mas fica mais uma vez patente o alto custo social e ambiental da mineração, pois o mínimo que ocorreu é que uma estrutura de proteção não conseguiu conter o transbordamento de uma quantidade ainda não calculada de rejeitos para áreas externas à estrutura de proteção (ver vídeo abaixo).
A Prefeitura de Nova Lima já informou que irá multar a Vallourec por cometimento de crime ambiental, e que ainda irá “exigir, ao lado do governo estadual, o cumprimento do Plano de Recuperação da Áreas Degradadas, já que o monitoramento, acompanhamento e licenciamento ambiental de mineração são atribuições de competência do Estado”.
Há que se lembrar que uma das prioridades do comando do congresso nacional neste momento é finalizar a aprovação do Projeto de Lei No. 3729/04, o que, entre outras coisas, deverá retirar a mineração a maioria dos requisitos exigidos atualmente, o que representará uma espécie de passe livre para ampliação das atividades minerárias, com a expectativa de que tenhamos ainda mais casos de transbordamento e de ruptura de barragens de rejeitos.
Como existem outros setores que estão tendo suas exigências ambientais rebaixadas pelo congresso nacional a pedido do governo Bolsonaro fica evidente que a proteção do meio ambiente deverá um dos principais pontos de qualquer plano de governo que vise impedir a transformação do Brasil em uma mera colônia de produção de commodities agrícolas e minerais.