Editora Moderna lança “Terra sob Pressão”, de Sergio Tulio Caldas

Livro aborda os impactos da crise climática e traz dados atualizados sobre os efeitos da pandemia da covid-19 no meio ambiente em todo o mundo

Livro_Terra sob Pressao (1)

Queimadas e desmatamentos, poluição de rios e mares, invasão de áreas florestais, aumento contínuo da temperatura global ao mesmo tempo em que catástrofes naturais provocam tragédias como a que vemos agora no litoral norte de São Paulo e em outras regiões do planeta. As mudanças climáticas são o foco do novo livro de Sergio Tulio Caldas, que esteve presente no evento climático extremo ocorrido na costa paulista, durante o carnaval. A obra “Terra sob Pressão: A vida e a saúde humana na era do aquecimento global”, publicada pela editora Moderna, será lançada em 2 de março, na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo.

O autor, que também é jornalista e roteirista, tem especialidade em escrever sobre temáticas de ciências ambientais. Em seu novo livro, o terceiro pela Moderna (pela editora é de sua autoria “Água – Precisamos falar sobre isso” e “Com os pés na África”, ganhador do Prêmio Jabuti), Sergio Tulio utiliza linguagem descomplicada e textos informativos para alertar sobre o avanço do aquecimento global em todo o mundo. Destaca que as mudanças têm adoecido o planeta e podem comprometer, em pouco tempo, a sobrevivência humana e de outras espécies. O livro também relata o drama dos índios Yanomami pressionados pelo garimpo ilegal, já denunciado pelo líder indígena Davi Kopenawa muito antes da grave situação desse povo vir à tona em 2023.

A obra, produzida durante a pandemia, traz dados atualizados e um importante olhar sobre os impactos do isolamento social na natureza. Por quase dois anos, diversos países restringiram o contato social e a circulação de suas populações como método de barreira para a propagação da covid-19. Durante esse período, o planeta deu respostas otimistas, como a queda da emissão de poluentes no ar em todo o mundo.

Com ilustrações e fotos atuais dos problemas climáticos, Sergio Tulio busca alertar o leitor para a urgência de medidas de proteção ao meio ambiente e povos originários. Mas o autor também traz esperança na obra, ao apontar caminhos possíveis para mudanças reais. A ideia é que o leitor, munido de informações atualizadas, possa também se tornar um agente de proteção ao ambiente e de mudança no mundo.

Sobre o autor

 Sergio Tulio Caldas é jornalista, escritor, roteirista e diretor de TV. Vencedor do Prêmio Jabuti, principal premiação da literatura brasileira, com o livro Com os pés na África (Moderna, 2017), Sergio Tulio tem como principal fonte de trabalho suas observações mundo afora. Seu interesse pela diversidade cultural e meio ambiente resultam em livros, reportagens e documentários. Para o canal National Geographic, entre outros, escreveu e dirigiu séries como Nos caminhos de Che e Parques de São Paulo. Trabalhou para importantes veículos de comunicação do País, como o jornal O Estado de S.Paulo, revistas Veja e Os Caminhos da Terra, TVs Gazeta, SBT e Record. Na África, onde morou, dirigiu um programa jornalístico exibido na TV Pública de Angola (TPA).

 Serviço:

Lançamento “Terra sob Pressão: A vida e a saúde humana na era do aquecimento global”

Data: 2 de março de 2023, quinta-feira, às 19h

Local: Livraria da Vila – R. Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo/SP

Ficha técnica:

Terra sob Pressão: A vida e a saúde humana na era do aquecimento global

AutorSérgio Túlio Caldas

IlustraçõesThiago Lopes
Capa: Patrícia d’Utra

Páginas: 184

3 comentários sobre “Editora Moderna lança “Terra sob Pressão”, de Sergio Tulio Caldas

  1. É jornalista? Então, desde sempre não presta…Jornalista é, antes da moças, a mais antiga profissão, com uma ressalva: de acordo com Bordieu, “vender” serviços sexuais é a única forma verdadeiramente livre da mulher dispor do que é seu (corpo), sem implicações ideológicas que normatizam o prazer a partir na normalização do domínio masculino….Já o jornalista se prostitui ao vender o que acredita (ou o que deveria)….aí não tem jeito, só a forca mesmo!!!!!

    Curtir

    • Por experiência própria sei que não é possível viver da venda de livros no Brasil. Por outro lado, precisamos de pessoas que possam tornar este debate mais acessível e esse livro me parece um bom exemplo de um esforço mais amplo de tornar o debate mais educado. Em outras palavras, não seja tão visceral.

      Curtido por 1 pessoa

      • Caro PĘDŁOWSKI,
        acompanho seu blog e posts. Uma honra me deparar com a citação do meu livro em sua coluna. Ciência, pesquisa, livros, como vc bem sabe, são trabalhos especialmente nada simples no Brasil. Valeu por difundir conhecimentos.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s