Estudo mostra que o Rio Doce segue despejando metais pesados no oceano por causa do desastre de Mariana (MG)

metales-Rio-Doce-996x567Um dos trechos do Rio Doce afetados pelos rejeitos da barragem. Crédito da imagem: Felipe Werneck, Ibama, sob licença Creative Commons (CC BY-SA 2.0)

[RIO DE JANEIRO] As regiões costeiras ao norte e as áreas ao sul da desembocadura do Rio Doce no estado de Minas Gerais, ao sul do Brasil, devem seguir sendo monitoradas permanentemente para avaliar suas condições ambientais e biológicas por causa do desastre ambiental ocorrido no dia 5 de novembro de 2015 pelo colapso da represa de rejeitos do Fundão.

A ruptura liberou 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro, que deslocou centenas de famílias e afetou 41 cidades e rios, incluindo o rio Doce. A represa pertence à mineradora Samarco, controlada pelas mineradoras Vale e BHP Billiton.

Agora um novo estudo que será publicado na edição de março do  Marine Science Bulletin que mapeou as rotas dos metais quatro anos depois (novembro de 2019) de ter ocorrido o delito ambiental,  mostra que o rio continua sendo uma fonte de dispersão de metais  para o Oceano Atlântico.

Os resultados corroboram com o outro de 2019 que havia sinalizado a tendência de dispersão para o norte.

compass black

Este texto escrito originalmente em espanhol foi publicado pela SciDev.Nert [Aqui!].

7 comentários sobre “Estudo mostra que o Rio Doce segue despejando metais pesados no oceano por causa do desastre de Mariana (MG)

  1. Imaginem pra quem depende dessa água pra consumo, moro em uma das cidades afetadas até hoje não recebi nenhum centavo que foi prometido, querem saber da verdade…estão nos matando aos poucos…!

    Curtir

    • Nunca existiu e nunca vai haver descontaminação feita pela fundação Renova. A realidade e outra dos que a a fundação Renova alega. Os estudos feito ano passado mostrava ao contrário. A realidade que o litoral capixaba está virando o pinicão das mineradoras, nós pescadores que sobrevivemos da pesca que sabemos quantas mentiras publicadas aos jornais, etc. Mas a pura realidade é outra e muito triste. E cada dia que passa piora. E só olhar a cor da água do Rio Doce. Ele clama por socorro. E o mais triste e saber que milhões estão sendo divididos entre estados entre Espírito Santo e Minas Gerais. E esse dinheiro não está sendo utilizado em pró dos atingidos, mas sim sendo feito rodovias e mais que não há nada de haver com o desastre acontecido. Muito triste. Até quando?

      Curtir

  2. Quais são os danos que causa as pessoas que trabalham com pesca se tiver contato com a água contaminada
    Meu esposo está todo ferido tipo da bolha e poça desde 2015 creio eu que o espírito santo todo está contaminado

    Curtir

    • Alcidilene, o contato com água contaminada por metais pesados por gerar uma série de consequências na saúde humana. Eu diria que o mais correto seria procurar apoio médico e realizar um exame de sangue para verificar os níveis de metais. Se os metais tóxicos estiverem em concentração alta no sangue, a chance de desenvolvimento de doenças aumenta.

      Curtir

  3. Pingback: Estudo mostra que rio Doce segue despejando metais pesados no mar decorrente do Caso Samarco - Folha1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s