Na UENF, obras de R$ 25 milhões suscitam a pergunta: tá caro, não?

preço caro

Vivencio as agruras e felicidades do campus Leonel Brizola que abriga os centros de pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) desde que cheguei por aqui no início de 1998 e já vi muitas obras ocorrendo, a preços nem sempre modestos. Mas quem circula hoje pelo campus criado pela genialidade de Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer pode até pensar que vivendo um novo boom de construções de prédios novos, pois basta somar valores que constam de apenas 3 placas que se chega ao valor salgado de R$ 25.114.939,10 (ver imagem abaixo).

placas

Ainda que seja notório que obras públicas sempre recebem um salzinho extra por causa das idiossincrasias do Estado na hora de pagar seus contratos, esse gasto mereceria a devida transparência por parte da reitoria da Uenf, na medida em que existem hoje nos dois campi da instituição (o outro é o campus Carlos Alberto Dias em Macaé) necessidades de reparos básicos para dar certa tranquilidade aos membros da comunidade universitária, a começar pela iluminação noturna que continua deficiente.

A questão é que o chamado “Portal da Transparência” que a Uenf mantém em sua página oficial é tudo menos transparente, o que dificulta o acesso dos interessados às informações que possam clarificar porque está se pagando tão alto por obras que não implicam, por exemplo, na construção de prédios novos como a muito esperada Biblioteca Central ou um novo pavilhão de aulas. Do jeito que a coisa aparece nessas placas, se um dia essas unidades forem construídas, o custo para o erário será ainda mais fabuloso.

Deixe um comentário