
Por Sustainable Pulse
Numa vitória para os compradores de alimentos saudáveis e para a biodiversidade, o Whole Foods Market, propriedade da Amazon, anunciou na segunda-feira uma nova política de saúde para polinizadores que visa reduzir o uso de agrotóxicos na sua cadeia de abastecimento de frutas e vegetais. A política procura ajudar a proteger as abelhas e outros polinizadores que são essenciais para uma em cada três mordidas de alimento. Como um dos maiores retalhistas alimentares dos EUA, o compromisso da Whole Foods ajudará a transformar as práticas de cultivo em milhares de hectares que fornecem produtos frescos a consumidores preocupados com a saúde.
A Whole Foods aderiu a uma tendência crescente no setor de varejo de alimentos que aborda ameaças à biodiversidade, tornando-se a décima terceira empresa no Scorecard de Varejistas Amigos das Abelhas da Friends of the Earth a estabelecer uma política de polinizadores que aborda agrotóxicos em sua cadeia de fornecimento.
“A política da Whole Foods é um passo importante num momento em que 40% dos insetos polinizadores enfrentam a extinção ”, disse Kendra Klein, PhD, cientista sénior da Friends of the Earth. “Depois de mais um ano de perdas devastadoras para as abelhas, os retalhistas de alimentos devem acelerar o seu compromisso de proteger os polinizadores, estabelecendo metas mensuráveis para eliminar agrotóxicos para as abelhas no seu abastecimento alimentar.”
A perda de polinizadores ameaça a segurança alimentar numa cadeia de abastecimento já frágil. Os apicultores dos EUA relataram uma das maiores perdas anuais já registradas no ano passado. A investigação indica que a perda de polinizadores já resultou na diminuição da produção de culturas essenciais como maçãs, cerejas e tomates nos Estados Unidos.
A política da Whole Foods exige que os fornecedores de produtos frescos e florais adotem práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) até 2025. Os fornecedores podem trabalhar com certificações de terceiros designadas com critérios de MIP significativos ou enviar um atestado legal confirmando que aderem aos requisitos da política .
Numa indústria vulnerável às alterações climáticas e à perda de biodiversidade, o MIP orienta os agricultores a utilizarem métodos ecológicos que apoiem a sustentabilidade global das suas terras. O MIP pode reduzir o uso de agrotóxicos, exigindo que os agricultores utilizem primeiro abordagens não químicas para gerir as pragas, tais como a rotação de culturas, a plantação de variedades resistentes e a promoção de insetos benéficos.
A política também incentiva os fornecedores de produtos agrícolas a eliminarem gradualmente o uso dos agrotóxicos neonicotinóides mais preocupantes. A investigação mostra que a agricultura dos EUA tornou-se 48 vezes mais tóxica para as abelhas e outros insetos desde o advento do uso de neonicotinóides, há três décadas. Além disso, a política proíbe a utilização de neonicotinóides nitroguanidinas em vasos de plantas – uma medida que alinha a empresa com mais de 140 retalhistas de jardinagem e viveiros de plantas que assumiram compromissos semelhantes .
A política da Whole Foods destaca a importância da produção orgânica na proteção dos polinizadores, afirmando que a empresa “há muito tempo defende a saúde dos polinizadores através do nosso compromisso com a produção orgânica”. A agricultura orgânica baseia-se em práticas robustas de MIP, e a certificação orgânica proíbe o uso de mais de 900 agrotóxicos, incluindo aqueles de maior preocupação para a saúde dos polinizadores e das pessoas, como os neonicotinóides, os organofosforados e o glifosato. A investigação mostra que a agricultura biológica pode ajudar os polinizadores a prosperar .
Os mesmos agrotóxicos que ameaçam os polinizadores também prejudicam a saúde humana , incluindo os trabalhadores agrícolas e as comunidades rurais nas linhas de frente da exposição. Estes produtos químicos amplamente utilizados também ameaçam a vida do solo , que é fundamental para abordagens agrícolas regenerativas que aumentam a resiliência dos agricultores às alterações climáticas, conservam a água e melhoram a capacidade do solo de sequestrar carbono.

Este texto escrito originalmente em inglês foi publicado pela Sustainable Pulse [Aqui!].