Após 2 anos de guerra, ucranianos estão ficando mais descontentes com os rumos do seu país

ucrania guerra

Por Katharina Buchholz para o Statista

Os ucranianos permaneceram firmes na sua crença na vitória contra a Rússia durante grande parte do rescaldo da invasão que começou em Fevereiro de 2022. Agora, dois anos depois, esta base começa a tremer.

Os dados do inquérito divulgado recentemente pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev mostram que, embora quase 70% dos ucranianos afirmassem, pouco depois do início da guerra, que o seu país estava avançando na direção certa, este número diminuiu agora para apenas 44%. A porcentagem de entrevistados que afirmaram que o país estava seguindo o caminho errado aumentou no mesmo período, de apenas 16% para 46%.

Depois de a tão esperada contra-ofensiva da Ucrânia ter fracassado em 2023, o novo ano começou com más notícias para as forças de defesa do país, uma vez que a Rússia reconquistou território no meio de questões de reabastecimento militar por parte dos aliados ocidentais da Ucrânia.

O crescente descontentamento também aparece em outras pesquisas do instituto , embora de forma mais lenta. Também em Fevereiro, apenas 60 por cento dos ucranianos disseram que o seu país venceria definitivamente a guerra e 29 por cento disseram que provavelmente o faria. Este é um resultado baixo para a Ucrânia , considerando que em Maio de 2022, 80% estavam certos da vitória e outros 15% esperavam-na. Embora em Maio de 2022, 90% dos ucranianos afirmassem confiar no presidente Wolodymyr Zelensky, este mês este número mudou para apenas 60%.  Enquanto isso, 69% ainda disseram que era correta a decisão de cancelar as eleições deste ano e que Zelensky permanecesse no poder até depois do fim da lei marcial.

31789


compass black

Este texto escrito originalmente em inglês foi publicado pelo Statista [Aqui! ].

Deixe um comentário